Os assinantes do diário Gazeta do Povo receberam junto na edição desta segunda-feira (12), um informativo da Prefeitura de Curitiba que é disparado um caso típico de propaganda eleitoral antecipada do prefeito Beto Richa (PSDB). Sob o manto de "informe publicitário", a publicação "Curitiba – A Cidade da Gente", é assinada pela Secretaria de Educação e traz informações das ações da prefeitura no setor de educação, com enfoque para a educação infantil.
A publicação, com 24 páginas coloridas, é impressa em papel couchê e não tem assinatura de jornalista responsável nem créditos das fotos e dos desenhos utilizados para ilustrar o material, apenas o nome de Beto Richa e dos diretores da Secretaria de Educação. O expediente do informe também não acrescenta a tiragem nem a gráfica onde foi impressa, o que pode-se caracterizar como jornal apócrifo do ponto de vista da legislação de imprensa vigente no país.
Com a palavra o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou mesmo os vereadores que fazem oposição na Câmara de Curitiba.
INCRÍVEL LANÇAR UM JORNAL DESTE TIPO TÃO PERTO DA CAMPANHA, SÓ METIDOS A ESPERTINHOS QUE FAZEM ISSO, MAS OS ELEITORES ESTÃO DE OLHO.
DESTA VEZ VAMOS NOS LIVRAR DESTA TURMA DO LERNER, QUE ESTÁ NA PREFEITURA HÁ MAIS DE 20 ANOS.
Cadê o Sindijor que não faz nada pra coibir esses apócrifos?
Esse tipo de informativo existe no estado inteiro e o sindicato não faz nada pra dar um fim nisto, apenas sabem ficar cobrando as mensalidades……