Avanço e retrocesso – Acossado pelos movimentos do correligionário tucano Alvaro Dias para viabilizar-se candidato do PSDB ao governo estadual, o prefeito Beto Richa resolveu acelerar também sua própria campanha. E até já entrou na fase de costurar as alianças partidárias de apoio à própria candidatura.
Anteontem, por exemplo, procurou diretamente o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia, e acabou por reunir-se com a bancada paranaense do ex-pefelê num jantar de cortesia. Não se sabe que avanços conquistou com a conversa. Sabe-se apenas de um retrocesso: ele não consultou o presidente regional do DEM, deputado Abelardo Lupion (foto), antes de procurar a direção nacional. Lupion – que pretende manter o partido aliado a Osmar Dias – não gostou. Foi a ausência mais notada no jantar. Do colunista Celso Nascimento na Gazeta do Povo desta sexta-feira (22).
Não sei porque o Lupion vai ficar irritado, afinal o DEMO, PEFELÊ, PDS ou ARENA, nunca passou de um apêndice dos partidos da direita. Ele tem mais é que se contentar em ir a reboque das campanhas, fruto do fisiologismo que sempre marcou os políticos do agora demonhocrata.