Arquivos

Categorias

Bairros de Foz do Iguaçu recebem mais iluminação pública

A Prefeitura de Foz do Iguaçu está levando iluminação pública para 32 ruas da cidade. O investimento garante mais segurança e conforto para o cidadão

DSC06721

A existência de trechos escuros ao longo das avenidas e ruas, de Foz do Iguaçu, em menos de 90 dias fará parte do passado. A Prefeitura está ampliando a rede de iluminação pública na área urbana, oferecendo mais segurança às famílias iguaçuenses. O trabalho iniciou há uma semana e irá beneficiar 32 pontos. O investimento, após a conclusão do serviço, será de R$ 758 mil.

Entre os locais que estão recebendo os novos postes, constam a Avenida João Paulo II, Vila União (antiga favela da Guarda Mirim), Rua José Correia de Lima (Jardim Três Bandeiras), Rua Semeador (COC) e Parque Monjolo. O trabalho consiste na ampliação da rede de distribuição elétrica, com colocação de luminárias.

São quase cinco mil metros de cabos e 124 postes de concretos. No parque Monjolo, o conjunto será composto por luminárias com 32 LED’s (Light Emitting Diode, que significa diodo emissor de luz). Esse tipo de lâmpada garante mais economia para os cofres municipais e iluminação de qualidade.

Outro ponto da cidade que recebeu iluminação foi um trecho da Avenida Beira Rio. Alí, já existiam os postes. Foi colocada rede elétrica aérea com luminárias. A disposição área e não subterrânea, também se converte em redução de despesas, pois reduz o risco de furto. O outro trecho da avenida será contemplado, durante a execução do projeto Beira Foz.

A extensão da rede de iluminação pública é mais um serviço disponível para a população, que atende as metas administrativas traçadas pelo prefeito Reni Pereira. ‘Nós temos um projeto para Foz do Iguaçu, voltado para melhorar a vida do iguaçuense. Nosso objetivo é suprir as necessidades do cidadão. Iluminando nossas vias, conseguiremos diminuir o índice de violência, facilitando a tráfego de pedestres e veículos nesses locais’, disse o prefeito.

O secretario de Obras, Cristiano França, disse que os pontos para colocação das luminárias foram eleitos conforme o nível de prioridade. ‘A demanda ainda é grande. Mas estamos, aos poucos, resolvendo esses problemas. São pequenos vãos urbanos que não têm luminárias. Locais com grande circulação de pessoas e veículos, onde a exposição é maior’ falou o secretário.

Hélio Samek, diretor de Iluminação Pública, explicou que o prazo para conclusão é de 90 dias, mas acredita em dois meses todo o trabalho já terá terminado. ‘Iniciamos na semana passada, antes do aniversário da cidade, e até o final de julho, com certeza teremos encerrado. Fizemos uma avaliação rigorosa dos pontos que ainda não têm iluminação pública, e priorizamos alguns mais vulneráveis, dentro do recurso disponível’, concluiu.

As ruas que serão beneficiadas com o serviço estão localizadas no Residencial Lagoa Azul, Jardim Colombelli, Vila dos Portugueses, Loteamento Menger, Três lagoas, Loteamento Witt, Jardim Universitário, Jardim Marisa, Morumbi IV, Vila Shalon, Ouro Verde, Jardim São Paulo, Jardim Italia, Liberdade, Dona Fatima Osman, Vila Portes, Jardim Canadá, Lancaster, Vila A, Maracanã, Vila União, Vila Yolanda, Jardim Manaus, Santa Rita, Itamaraty, Berverly Falls Park e Jardim Central (Parque Monjolo).