Mais de 700 estudantes devem participar do “aulão do Enem” na próxima terça-feira, 13, na Assembleia Legislativa. O projeto, em parceria com o Instituto Educacional Eureka, disponibiliza ainda mais de 500 videoaulas. “É uma alegria auxiliar nos estudos de centenas de jovens da rede pública do Paraná. Uma ação de grande sucesso que chega ao quinto ano consecutivo. Além do ‘aulão’, disponibilizamos mais de 500 videoaulas gratuitas para que os estudantes aprimorem os seus conhecimentos e estejam preparados para as provas do Enem”, disse o deputado Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Assembleia.
“O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de acesso ao ensino superior e os ‘aulões’ são muitos importantes, principalmente, aos estudantes que não têm acesso a este tipo de preparação. É um cursinho que assegura aos jovens a oportunidade de ingressar no ensino superior e conseguir uma formação cidadã”, acrescentou Romanelli. A edição deste ano do Enem tem 5.095.382 de inscritos em todo o país. Desses, 211.308 são do Paraná.
O “aulão” vai começar às 8 horas e terminará às 11h40. Será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais. Assim, poderá ser acompanhado de qualquer lugar do Paraná. Posteriormente, o conteúdo será disponibilizado no canal do YouTube. O projeto conta também com o apoio do Núcleo Regional de Curitiba da Secretaria Estadual de Educação.
Apostilas – Desde a implantação, mais de 2,5 mil estudantes participaram dos aulões. Segundo o professor Marlus Geronasso, do Instituto Eureka, a expectativa é de que de cada 10 alunos que participam do projeto, oito tenham uma performance superior a 600 pontos no Enem. Com esse resultado o estudante ficará acima da média nacional (que é de 500 pontos). “Para se ter uma ideia, no estado, apenas os alunos do Colégio Estadual do Paraná e do Colégio da Polícia Militar alcançam essa média (de 600 pontos)”, comentou.
“Esse é o momento de redobrar a concentração e a dedicação. São três meses de muito trabalho nesta reta final”, acrescenta. Os professores do Eureka vão apresentar no “aulão” do dia 13 questões e dicas sobre as provas do Enem. Alguns exercícios serão, inclusive, resolvidos em conjunto.
Uma apostila com exercícios selecionados pelos professores será entregue a todos os participantes do “aulão” de 2019. No site da Alep, estão disponíveis as cartilhas das edições anteriores – de 2017 e 2018 – que trazem inúmeras questões sobre todas as disciplinas abordadas no exame nacional, e após o aulão do dia 13, a apostila da edição de 2019 também estará à disposição para todos os estudantes. É só acessar o material e testar os conhecimentos: https://bit.ly/2M2pptu ou https://bit.ly/2LH8RGo.
Videoaulas- Quem vai fazer as provas pode se preparar utilizando o material disponibilizado pela Assembleia Legislativa no YouTube. Lá estão publicadas mais de 500 videoaulas sobre todos os conteúdos exigidos nas provas. As aulas foram gravadas pela equipe da TV Assembleia com os professores do Eureka e podem ser assistidas de qualquer lugar e a qualquer hora. Confira no link: https://bit.ly/2XPpwy1.
O “1º Concurso de Redação”, projeto também desenvolvido pela Diretoria de Comunicação, em parceria com a ONG Instituto Educacional Eureka, a Secretaria de Estado da Educação e a Uninter, é outra marca desse projeto. Ele mobilizou cerca de 50 mil alunos do ensino médio das escolas públicas de Curitiba. Estudantes das 132 escolas estaduais da Capital participaram do concurso que abordou o seguinte tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”.
Enem – Criado em 1998 pelo Ministério da Educação, o Enem avalia o desempenho do estudante e ajuda os participantes no acesso à educação superior, financiamento estudantil, desenvolvimento pessoal, além de promover melhorias na educação. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.
Neste ano, as provas serão nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e tecnologias, redação, ciências humanas e tecnologias; no segundo, as de ciências da natureza e tecnologias, matemática e tecnologias. Qualquer pessoa pode fazer o Enem, mas os treineiros, aqueles que não têm 18 anos até o dia da prova e não vão concluir o ensino médio em 2019, só podem usar o resultado para autoavaliação de conhecimentos.
Para saber mais sobre o “Assembleia no Enem” é só clicar neste link: http://www.alep.pr.gov.br/assembleia_no_enem/.
Deixe um comentário