Arquivos

Categorias

Audiência pública debaterá riscos ambientais na exploração do gás de xisto no Paraná

Deputados Rasca Rodrigues (PV). / Foto: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

A Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Rasca Rodrigues (PV), promoverá nesta sexta-feira (6), a partir das 8h30, em seu Plenarinho, uma audiência pública sobre a “Exploração do Gás de Xisto (Fracking) e seus Riscos à Segurança Hídrica, Agrícola e Ambiental no Paraná”.

O evento terá a participação de representantes da Federação Paranaense de Entidades Ambientalistas (FEPAM) e do Fórum do Movimento Ambientalista do Paraná; do presidente do Sindipetro (PR/SC), Silvanei Bernardi; do superintendente do IBAMA-PR, Jorge Augusto Callado Afonso; do presidente da FAEP, Ágide Meneguette; do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; de representante do Ministério Público Federal e do procurador de Justiça Saint Claire Honorato Santos, do Ministério Público estadual.

Leilão de concessão – A audiência pública ocorre logo após a Agência Nacional de Petróleo (ANP) ter realizado o leilão dos 14 blocos de gás natural localizados no Paraná na 12ª. Rodada de Licitações, que ofertou 240 áreas de exploração no país, em 28 de novembro. O leilão envolveu blocos da chamada Bacia do Paraná, que está localizada nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

No Paraná são 123 os municípios envolvidos, em uma área de aproximadamente 50 mil quilômetros quadrados entre o Noroeste e o Sudoeste do estado. Os outros cinco blocos desta bacia ficam no estado de São Paulo. São seis empresas que adquiriram concessões de 11 blocos no estado – e vão investir R$ 174 milhões nos próximos quatro anos, o equivalente a 35% do previsto para todo o país, em exploração de gás natural no período.