O Paraná poderá ter um plano diretor cicloviário para todos os seus municípios. O assunto será tema de audiência pública a ser realizada na Assembleia Legislativa no próximo dia 27, às 14 horas, por proposta dos deputados Stephanes Junior (PMDB) e Rasca Rodrigues (PV).
O assunto foi tema de reunião realizada nesta segunda-feira (9) no gabinete do chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes. A intenção é envolver as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, visando criar um plano de mobilidade urbana que privilegie o uso da bicicleta, a partir de planos diretores cicloviários municipais.
Do encontro participaram o coordenador do Projeto Ciclovia da Universidade Federal do Paraná, José Carlos Assunção Belotto, que também é vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo; o coordenador geral do Cicloiguaçu, Jorge Brand; mais o coordenador jurídico, Rodolfo Jaruga, e o assessor do deputado Stephanes Junior, Bernardo Marino.
Da audiência na Assembleia devem participar o reitor da UFPr, Zaki Ackel; representantes de todas as universidades estaduais, do Ministério das Cidades, das secretarias estaduais envolvidas, de movimentos pró-utilização da bicicleta e o arquiteto Antônio Miranda, responsável pelo plano cicloviário da Prefeitura de Curitiba.
No encontro foi solicitada a construção de uma ciclovia ligando Rio Branco do Sul até Curitiba, durante a duplicação da Rodovia dos Minérios, obra que está sendo iniciada.
O uso da bicicleta é defendido por Stephanes como uma importante alternativa para desafogar o tráfego e reduzir a emissão de gases tóxicos ao meio ambiente, além de representar um importante meio para a prática salutar de exercício físico e estímulo aos esportes.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.