Arquivos

Categorias

Ato reúne centenas na Câmara de Curitiba para pedir afastamento de Derosso

Por Fernanda Leitóles, Vitor Geron e Chico Marés, na Gazeta do Povo:

Centenas de pessoas participaram de uma manifestação na manhã desta quarta-feira (28), em Curitiba, para pedir o afastamento do presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), envolvido em denúncias de irregularidades. De acordo com a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) – uma das organizadoras do ato -, cerca de 800 pessoas fizeram parte do protesto.

O ato iniciou por volta das 9 horas, na Praça Santos Andrade.

De lá, os manifestantes seguiram até a Câmara, onde aproveitaram o momento em que um caminhão saía do estacionamento da Casa e entraram. Os funcionários não impediram o acesso do grupo ao local. Estudantes fizeram discursos no estacionamento. O grupo deixou o local por volta das 11 horas.

Líderes do ato participaram da reunião da CPI na manhã desta quarta-feira (28). O presidente da CPI, Emerson Prado (PSDB), autorizou que 30 pessoas acompanhassem a reunião, mas os manifestantes tiveram de deixar o estacionamento da Câmara. Após a saída, a manifestação acabou.

Funcionários que integram a Comissão de Licitação da Câmara Municipal de Curitiba seriam ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades em contratos de publicidade da Casa. Eles faltaram à reunião e comunicaram a ausência, por escrito, à Comissão de Ética. A reunião foi mantida e nela os vereadores discutiram questões relacionadas às investigações.

Essa reunião acabou por volta das 13 horas e outra foi convocada para 18 horas desta quarta-feira. Os vereadores esperam ouvir os funcionários da Comissão de Licitação no fim desta tarde.

O protesto contou com a participação de estudantes, sindicatos, Central Única dos Trabalhadores do Paraná, dos partidos políticos de oposição e da população em geral. Faixas e cartazes com frases com inscrições de “Fora Derosso” foram levados para o ato. Alguns estudantes pintaram o rosto de verde e amarelo.

“Há elementos suficientes para que a população exija a cassação do mandato de Derosso. Ele não ter que sair da presidência, ele deve perder o mandato”, disse o presidente da CUT-PR, Roni Anderson Barbosa.

Irregularidades

Derosso foi denunciado no Conselho de Ética em 21 de julho por irregularidades na contratação da empresa Oficina de Notícias, de propriedade de Cláudia. A agência de comunicação recebeu da Câmara R$ 5,1 milhões de 2006 ao início deste ano, quando o contrato se encerrou. A licitação ocorreu quando a jornalista era funcionária da Casa, o que contraria a Lei de Licitações. No período, segundo Derosso, os dois não tinham relacionamento. Mas, depois disso, foram realizados aditivos ao contrato em 2008 e 2009, já no período em que o tucano estava casado com Cláudia, segundo ele próprio admitiu em entrevistas.

Além de irregularidades nos contratos de publicidade, Derosso também está sendo acusado de contratar irregularmente funcionários da Assembleia, de nomear uma cunhada em seu gabinete e de ser responsável pelo jornal Câmara em Ação, que custou R$ 14 milhões, mas que aparentemente nunca foi impresso.