O primeiro campeonato brasileiro de River SUP, que acontece em Foz do Iguaçu nos dias 7 e 8 de setembro já confirma a presença de grandes nomes da modalidade. O esporte é nova atração radical que terá como palco o canal da piracema de Itaipu. O público poderá assistir ao desafio de graça, com opções de transporte saindo de vários pontos da cidade.
André Torelly, do Rio Grande do Sul, considerado um dos mais experientes praticantes de SUP no país e o carioca Bezinho Otero, campeão de uma das provas mais importantes do mundo já integram a listas de feras que disputam a competição. O velejador Flávio Jardim, de Florianópolis e o instrutor de SUP de Vila Velha (ES) Luciano Gualtieri também fazem parte da elite do SUP brasileiro e já confirmaram a participação no desafio em Foz.
“Fomos muito bem recebidos pela Confederação, e agora, também pelos atletas. Estamos muito animados com a visibilidade que o evento está tomando, esperamos que o SUP se torne em breve uma das principais modalidade praticadas nos nossos rios e lagos.” Explica Marcelo Penayo, representante da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE), idealizadora do campeonato.
Além de grandes nomes do esporte, a lista de atletas deve contar também com competidores locais, principalmente praticantes de canoagem, que já estão habituados ao canal. Mas os curiosos também poderão participar. Para fazer a inscrição basta acessar o site do evento (www.iguacuriversup.com.br)
O campeonato tem o aval da Confederação Brasileira de SUP, a CBSUP, e já tem duas edições confirmadas em Foz do Iguaçu. O evento será realizado novamente em 2014.
O esporte
O SUP (sigla para Stand Up Paddle ou, Remada em pé, na livre tradução) é uma prática milenar que só ganhou ares de esporte no final dos anos 90, no Hawaii. A prática consiste em navegar em pé, usando uma prancha, utilizando apenas um remo. Existem várias modalidades dentro do esporte, as mais populares são a Wave (em ondas), race (corridas), Freestyle (manobras estilo livre) e o River SUP, prática que lembra o rafting, ou a canoagem, onde o atleta desafia corredeiras e rios.
Em Foz do Iguaçu, além do Desafio de River Sup, uma oficina será montada próxima ao canal de Itaipu para que os interessados possam se familiarizar com o esporte, remando em águas calmas. Também estarão disponíveis pranchas e equipamentos de segurança para locação.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.