O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, destacou nesta terça-feira, 14, em encontro com profissionais da área, a importância das ações preventivas de atendimento as crianças com distúrbios neuropsicomotores. “Esta é uma estratégia essencial para garantir mais qualidade de vida aos pequenos. Uma ação que integra as políticas da Rede Mãe Paranaense, modelo para o país na atenção materno-infantil”, disse Caputo, ao participar da abertura da capacitação em estimulação precoce voltada ao desenvolvimento infantil.
O objetivo do curso é facilitar a detecção e incentivar o tratamento imediato de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O tema ganhou mais destaque no cenário nacional com a ocorrência frequente de casos de microcefalia.
O atendimento envolve o trabalho de profissionais como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que realizam sessões com exercícios físicos, práticas motoras e estimulação neurológica. O serviço é oferecido no Paraná em algumas unidades de saúde, centros de especialidade e outros pontos habilitados pelo Estado.
Deixe um comentário