Arquivos

Categorias

Até agora, Beto Richa já cumpriu 76% das metas do plano de governo

_MG_5180

Em três anos e sete meses de gestão, o governador Beto Richa cumpriu ou está cumprindo 76% das metas de governo estabelecidas no plano de governo proposto na campanha eleitoral, em 2010. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira (21) pelo jornal Gazeta do Povo. Os melhores resultados foram em áreas prioritárias, como saúde e educação. Do total de 137 metas listadas pelo jornal, apenas 33 ainda não foram alcançadas. A Gazeta do Povo não considerou novas metas estabelecidas e cumpridas depois de 2011 durante a gestão do governador, como a duplicação da PR-445, entre Londrina e Cambé, a maior obra executada com recursos do estado.

“Estamos fazendo um governo de resultados, em que a melhoria das condições de vida dos paranaenses é o objetivo final de cada projeto, de cada compromisso. Apesar das dificuldades que tivemos nesse período, atingimos um índice satisfatório de metas cumpridas”, afirma o governador Beto Richa. A expectativa do governador é melhorar ainda mais os indicadores: “Temos de avançar mais”. Richa registrou em cartório seu plano de governo, em 2010.

PRIORIDADE – O jornal Gazeta do Povo mostrou que os melhores resultados são de áreas prioritárias. Na educação, todas as 16 metas foram ou estão sendo cumpridas. “Uma demonstração inequívoca que a educação é prioridade absoluta. Quando educação vai bem, todas as outras áreas avançam no mesmo caminho”, avalia Beto.

O governo propôs e cumpriu a meta de implantar reforço escolar em 1.076 escolas e implantou programa de contra-turno em 1,6 mil escolas. Além disso, os professores tiveram aumento de 60% nos salários, diminuiu o número de alunos por sala de aula, o salário dos professores e funcionários foi equiparado com o de agentes profissionais do estado.

Na saúde, Beto criou 670 novos leitos de UTI, implantou o resgate aéreo em regiões do Paraná e reduziu a mortalidade materna e infantil pelo programa Mãe Paranaense. Na segurança o avanço também foi expressivo. Foram compradas novas viaturas, contratados mais policiais e criadas novas penitenciárias para jovens infratores. Beto reduziu a criminalidade em todo Estado.

OUTRAS METAS – Além de avançar nas áreas prioritárias, Beto melhorou a gestão do Estado. O jornal mostra que aumentou a transparência e o controle social do Estado, reorganizou a máquina administrativa com a extinção e fusão de secretarias e melhorou o ambiente de negócios (tempos de resposta a licenciamentos e alvarás, por exemplo).

Na área social, o programa Tarifa Social da Água foi estendida para mais 25 mil famílias; o programa Família Paranaense contribuiu para retirar 92 mil famílias da extrema pobreza. Em 2013, Beto zerou o ICMS sobre o óleo diesel, para ajudar a manter um preço justo nas passagens do transporte coletivo.

Hoje 100% dos municípios são atendidos por fibra ótica. O Paraná ampliou a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, voltou a investir na duplicação de estradas. Entre as obras entregues e em andamento, há 265 km de duplicação. Outra grande conquista foi a criação da Lei estadual de Inovação.