Arquivos

Categorias

Assinado termo para criação do Porto Seco em Santo Antônio do Sudoeste

das assinaturas do termo para implantar o Porto Seco (Estação Aduaneira de Interior) entre Santo Antônio do Sudoeste e San Antonio, na Argentina. “Essa estação aduaneira

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou hoje (21), com a governadora Cida Borghetti (PP) e o prefeito Zelírio Ferrari (PMDB) das assinaturas do termo para implantar o Porto Seco (Estação Aduaneira de Interior) entre Santo Antônio do Sudoeste e San Antonio, na Argentina. “Essa estação aduaneira vai ter uma extraordinária importância econômica para a região para Santo Antônio do Sudoeste e toda a região”, destacou Traiano.

O presidente da Assembleia afirmou que a luta pela criação do Porto Seco foi um objetivo que o motivou de forma particular. “Estamos na fase de conclusão de um projeto que é uma realização que me traz uma satisfação pessoal”, destacou. “Fui o primeiro prefeito eleito por eleição direta em Santo Antônio do Sudoeste, em 1985. Até então, as cidades de fronteira tinham seus prefeitos eleitos por via indireta. Tenho um empenho pelo desenvolvimento desta cidade”.

Hoje a governadora assinou um termo de cooperação para a implatanção do Porto Seco de Santo Antônio do Sudoeste. A proposta é implantar uma Estação Aduaneira de Interior na estrutura da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) no município. A estrutura desafogará as aduanas de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

Para o prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Zelírio Peron Ferrari, o Porto Seco trará mais desenvolvimento e integração na região de fronteira. “Com essa estrutura haverá na região um tráfego melhor e maior volume de mercadorias comercializadas. O acesso à Argentina por Foz do Iguaçu, que fica a mais de 300 quilômetros do nosso município, está bastante lotado”, explicou. “Há viabilidade para implantação do projeto, que vai ampliar as divisas do Estado e será importante para a Codapar e para os municípios da fronteira”, disse.