A Assembléia Legislativa aprovou nesta terça-feira (9), em primeira discussão, projeto de lei do governador Roberto Requião que cria o seguro rural e atenderá 15 mil produtores de trigo em 2009. O seguro será retroativo ao mês de março, vai cobrir as perdas das lavouras de trigo, minimizar os riscos do clima e proporcionar maior estabilidade aos produtores. Os parlamentares votarão o projeto de lei em mais duas discussões e, após sua aprovação, ele será encaminhado para a sanção do governador Roberto Requião.
“Com essa iniciativa do governo do Estado, o Paraná vai consolidar ainda mais a posição de maior produtor de trigo do País, na safra de 2009”, afirmou o líder do governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). O Estado já produz 55% do trigo colhido no Brasil e destina 1,2 milhão de hectares à sua plantação, em produção estimada em 3,1 milhões de toneladas.
Assim que os parlamentares aprovarem o projeto de lei, o governo do Paraná concederá 15% de subvenção ao prêmio do seguro do trigo e mais 15% se os triticultores aderirem ao Programa de Irrigação Noturna. Nesse caso, os produtores são beneficiados com descontos de aproximadamente 60% na fatura de energia elétrica quando realizam a irrigação durante a noite.
Deixe um comentário