Arquivos

Categorias

Assembleia aprova projeto de Richa que dá desconto nas prestações da casa própria

Governador Beto Richa acompanhado do presidente da cohapar Mounir Chaowiche, prefeito da Lapa Paulo Furiati, secretária da Justiça Maria Tereza Uille Gomes, representante da CEF Wilton Gomes e demais autoridades, entrega 92 casas no conjunto residencial Dib Manne.Lapa, 29/06/2012Foto: ANPr

O Governo do Paraná vai conceder isenção de até 100% de juros de mora e multa para mutuários inadimplentes de imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), administrados pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). O projeto que cria o Programa de Recuperação de Créditos para estimular a renegociação de dívidas foi aprovado nesta segunda-feira (01), em primeira discussão, pela Assembleia Legislativa.

A Cohapar possui aproximadamente 25.800 mutuários inadimplentes, que devem mais de três prestações. O total da dívida é de R$ 142 milhões, sendo R$ 83 milhões de juros sobre os valores em atraso.

“Além de comandar o maior programa habitacional da história da Cohapar, o governador Beto Richa mostra o cuidado que tem com milhares de famílias que estão em dificuldades financeiras e não conseguem pagar a prestação da casa própria. É uma chance que o governo oferece para essas pessoas que sonham em quitar o financiamento e ter a escritura da casa própria”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano.

Embora os valores das prestações mensais sejam pequenos, grande parte dos proprietários são de baixa renda e estão inadimplentes. Segundo o deputado, além do alcance social, a medida atende ao interesse público porque com os valores que vão entrar no caixa do governo, resultado da renegociação das dívidas, mais casas populares poderão ser construídas.

Desde o início do governo Beto Richa, 96% dos municípios foram atendidos pelo programa de habitação. Em quatro anos, o governo do Estado vai atender 110 mil famílias com moradias e 9 mil serão beneficiadas com a regularização de lotes.