A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta segunda-feira (4), em primeira discussão, o projeto de lei apresentado pelo deputado Caíto Quintana, do PMDB, que cria o Museu Histórico do Sudoeste do Paraná. Pelo projeto, o Museu terá como sede a cidade de Francisco Beltrão.
Na avaliação do deputado, “o museu vai permitir a composição de um acervo para manter viva a história e a memória dos colonizadores e das populações dos municípios que formam o Sudoeste do Estado”.
Para Caíto Quintana, não se pode permitir que a história desta região seja esquecida ou mesmo passe desconhecida dos cidadãos paranaenses.
“Nosso povo precisa conhecer sua história. E não há melhor meio do que estocá-la em um Museu. Nele ficará resguardada a memória da histórica região, tendo aí, um salvo conduto da natural, mas impiedosa passagem do tempo”, defendeu Caíto.
MUSEU
O projeto para criação do Museu, segundo Caíto, está embasado no artigo 23 da Constituição Federal. A normativa diz que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger os documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos.
De acordo com a proposta, a composição do acervo do Museu Histórico do Sudoeste ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura e as despesas para construção e manutenção da estrutura também serão incluídas no orçamento a instituição.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.