Na tarde de ontem (08) foi aprovada a Redação Final do Projeto de Lei 126/2014, de autoria do Deputado Anibelli Neto, que Institui o pagamento de meia entrada em espetáculos teatrais e musicais, exposições de arte, exibições cinematográficas e demais manifestações culturais e ou esportivas aos portadores de câncer.
Anibelli explica que o diagnóstico de câncer acarreta um enorme choque de realidade e representa, além de muito sofrimento, a necessidade de recursos financeiros para se submeter ao tratamento. O paciente passa por sofrimento físico e psicológico, incertezas, ameaças, tratamentos agressivos e, por vezes, mutilantes.
Pesquisas realizadas pelo Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe apontam os efeitos positivos da implantação de projetos lúdicos, relacionados à qualidade de vida e à humanização, aí incluída a música no tratamento de pessoas portadoras de câncer.
A presente proposta permitirá que portadores de câncer tenham uma facilitação do acesso a eventos culturais, de lazer, esportivos, musicais e demais congêneres, contribuindo na melhoria da qualidade de vida do paciente durante o tratamento.
O projeto segue para sanção do Governador do Estado e, sancionado, entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial.
Deixe um comentário