A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão nesta quarta-feira (5), a inclusão do município de Arapongas na Região Metropolitana de Londrina (RML). A proposta – projeto de lei complementar 426/2012 – é do deputado Waldyr Pugliesi (PMDB) e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A inclusão na RML vai garantir uma série de benefícios aos moradores do município, com aproximadamente 110 mil habitantes no Norte Central do Paraná. “Arapongas está a apenas 35 quilômetros de Londrina, uma distância menor que outros municípios da RML”, afirma Pugliesi.
Na área da habitação, diz o deputado, “a inclusão na região metropolitana vai aumentar os recursos destinados para Arapongas pelo programa Minha Casa, Minha Vida”. Além disto, segundo ele, o município poderá reduzir os custos para a destinação correta de resíduos sólidos, aquisição de medicamentos e no transporte coletivo.
Consórcios intermunicipais
“Os consórcios intermunicipais garantem boas vantagens à população e fortalece as reivindicações regionais nos programas estaduais e federais que atendem regiões metropolitanas”, frisou.
Pugliesi aponta ainda que a integração beneficiará os moradores de Arapongas e outras cidades, “estabelecendo-se um maior fluxo de pessoas e serviços, aprofundando as relações sociais e aumentando a movimentação financeira da região”. A proposta ainda será votada em segunda discussão e, caso seja aprovada, vai para sanção do governador do Estado.
Contexto
Os municípios que integram a Região Metropolitana de Londrina atualmente são: Londrina, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Ibiporã, Rolândia, Sertanópolis, Tamarana, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Assaí, Sabáudia, Jaguapitã, Pitangueiras, Florestópolis e Porecatu.
Deixe um comentário