O pleito municipal de 2012, em Curitiba, poderá se tornar a eleição com a maior participação feminina em chapas majoritárias na história da cidade.
Pelo menos três chapas já confirmaram a participação de mulheres na condição de candidatas a vice-prefeita.
Na chapa PDT-PT-PV, o ex-deputado Gustavo Fruet contará com a advogada trabalhista Miriam Gonçalves, do PT, na vice. Já o ex-prefeito e candidato homologado no ultimo sábado, Rafael Greca, terá a assistente social e militante da área da saúde, Marinalva Silva, como sua companheira de chapa.
Já a chapa de esquerda, formada pelo PSOL e PCB terá o advogado Bruno Meirinho como candidato a prefeito e a professora universitária Sueli Fernandes como vice.
Ratinho Júnior ainda não confirmou quem ocupará a vice em sua chapa, mas rumores dão como certa a indicação da professora universitária e presidente de União Brasileira de Mulheres, Elza Campos, do PCdoB.
Embora as mulheres tenham uma participação expressiva nas candidaturas de vice, o mesmo não se reflete no cabeça de chapa, tendo em vista que até agora a única pré-candidata a prefeita posta é a da militante feminina Alzimara Bacelar, do recém criado PPL.
A pré-candidatura da vereadora Renata Bueno deve ser retirada, já que o pai, Rubens Bueno, deverá ser anunciado como vice do atual prefeito, Luciano Ducci.
Ducci na ultima semana deu uma declaração em que disse que adoraria ter a primeira-dama, Fernanda Richa como vice, embora ela não possa, devido ao fato de ser casada com o governador Beto Richa.
Deixe um comentário