Arquivos

Categorias

As novas do Chiado

De Fábio Campana, no Estadinho – www.parana-online.com.br

Em Lisboa, aos poucos se desenha o novo governo do Paraná. Ontem, em caminhada pelo Chiado, Requião fez algumas revelações. Mais tarde, à mesa farta do Tavares, completou-as.

Vamos lá: Virgilio Moreira retorna à secretaria de Indústria e Comércio. Na Administração ficará Maria Marta Lunardon. Ligia Pupato será a secretária de Ensino Superior. Aldair Risi vai dirigir o Lac-Tec.

Outras definições: Forte Neto continuará secretário de Desenvolvimento Urbano. Airton Pisseti permanecerá na secretaria de Comunicação e Benedito Pires na secretaria de Imprensa.

Apenas para confirmar o que todos já sabem: Maurício Requião continuará secretário de Educação, Heron Arzua é considerado indispensável na secretaria da Fazenda. Nestor Bueno voltará a ocupar a diretoria-geral da Fazenda. E Luiz Fernando Delazari continuará secretário de Segurança Pública.

Eduardo Requião continuará a dirigir o Porto de Paranaguá. Com autonomia para fazer as mudanças que considerar necessárias no pessoal e na estrutura. Um dos brindes no jantar de ontem foi justamente ao prêmio nacional conferido pela Associação Brasileira de Movimentação e Logística ao projeto “Paranaguá, a fila andou”.

A secretaria do Trabalho e Promoção Social se dividirá em duas, como foi noticiado. Surge daí a Secretaria da Criança, que será entregue a Thelma Galdino de Oliveira.

Ainda há o que pensar. Requião terá no governo indicações dos tucanos de bico vermelho e do PT que o apoiou no segundo turno. Também pensa em mudar o caráter de algumas secretarias, especialmente a de Agricultura, que passará a se preocupar principalmente com a diversificação de culturas e com a agricultura familiar.

No início da noite, Lisboa, temperatura amena de 14ºC, Requião subiu a pé a ladeira do Chiado para encontrar com o embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade, com quem dividiu o repasto e o vinho no restaurante Tavares. Restaurante que seu pai, Wallace, costumava freqüentar.