Centenas de organizações sociais, políticas, sindicais, de direitos humanos e culturais pedirão nesta quinta-feira, em um ato diante do Congresso argentino, em Buenos Aires, a anulação do Tratado de Livre Comércio (TLC) entre o Mercosul e Israel, assinado em dezembro de 2007.
O motivo do protesto é a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, que segundo os organizadores da manifestação "já se tornou uma das maiores atrocidades da história da humanidade".
"Assim como o governo da Venezuela rompeu relações diplomáticas e expulsou o embaixador de Israel, pedimos o rompimento efetivo dos laços comerciais que unem a Argentina a Israel e a imediata anulação do Tratado de Livre Comércio entre este país e o Mercosul", dizem as entidades em nota.
O acordo com Israel é o único assinado pelo Mercosul com um país de fora da América Latina. Em três semanas, os ataques em Gaza causaram cerca de 1.300 mortes e deixaram mais de 5.000 pessoas feridas. A Argentina abriga uma das maiores comunidades judias do mundo.
Deixe um comentário