O prefeito Leonaldo Paranhos (Podemos) é o grande eleitor de Cascavel, ou seja, seu apoio ao vice-prefeito Renato Silva (PL), pré-candidato a prefeito, será determinante e terá impacto considerável nas eleições municipais de outubro. E não é à toa. Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado na terça-feira (25), Paranhos é aprovado por 84% dos cascavelenses, a maior aprovação entre os prefeitos das grandes cidades brasileiras.
Na pesquisa que mediu também a intenção de voto dos pré-candidatos a prefeito, entre os conceitos ótimo (37,5%) e bom (35,6%), o governo de Paranhos é aprovado 73,1% da população. Regular recebeu 15,7%), ruim (4,6%) e péssima (4,1%). Não sabe/não opinou (3,4%)
O apoio de Paranhos, entre quatro lideranças – governador Ratinho Junior (PSD), ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e presidente Lula (PT) – é o que tem maior impacto na decisão do voto dos cascavelenses. Com certeza votaria no candidato apoiado pelo prefeito soma 35,7%, poderia votar (46,0%), jamais votaria (14,0%).
Das outras três lideranças são esses os porcentuais; Bolsonaro: com certeza votaria (29,1%), poderia votar (34,7%), jamais votaria (33,4%); Ratinho Junior: com certeza votaria (23,1%), poderia votar (47,5%), jamais votaria (24,9%); e presidente Lula (PT): com certeza votaria (16,6%), poderia votar (18,8%), jamais votaria (60,4%).
O Paraná Pesquisas entrevistou 680 eleitores de 19 a 24 de junho. O levantamento foi contratado pela ADI-PR (Associação dos Jornais e Portais do Paraná), tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,8% para mais ou para menos, e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PR-06700/2024.
Liderança nacional
Cumprindo seu segundo mandato e sem a possibilidade de uma segunda reeleição, Paranhos aparece entre os três pré-candidatos mais pontuados na pesquisa espontânea com 5,3%. Seu pré-candidato, o vice-prefeito Renato Silva já aparece em empate técnico na liderança das pesquisas. Nota-se que Renato Silva está há menos de um mês na prateleira, enquanto pelo menos outros dois pré-candidatos – Edgar Bueno (PSDB) e Márcio Pacheco (PP) – já estão na vitrine eleitoral desde o início do ano.
Paranhos caiu no gosto popular porque faz uma administração exemplar e inovadora. São poucos prefeitos, em segundo mandato, com aprovação tão alta quanto o prefeito de Cascavel. “Paranhos faz política com muita paixão e convicção para transformar a vida das pessoas. É uma liderança não só do Paraná, mas do Brasil. Ele e sua equipe transformaram a cidade. Paranhos é uma grande referência no país”, disse o governador Ratinho Junior em recente agenda em Cascavel;
“Cascavel passou a ser uma mola propulsora econômica do estado. E não é à toa que o Paraná no ano passado cresceu 7,8% na economia. Isso é fruto de cidades como Cascavel que tem ajudado o Paraná crescer, se desenvolver”, completou Ratinho Junior que adiantou a vontade de ter o prefeito no seu governo a partir de 2025. “O Paranhos tem compromisso com Cascavel até dia 31 de dezembro. Depois, ele vai ter compromisso comigo e vai ajudar a tocar o Paraná”.
Deixe um comentário