Um vídeo de pouco mais de 3 minutos fez as doações de medúlas ósseas no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR), crescerem de cerca de 180 por mês para mais de 500, um aumento de 180%. O filme tem como personagens principais os próprios pacientes que estão em tratamento de câncer (especialmente linfomas e leucemias) e já foi visto por quase 540 mil pessoas.
Ao som da música “Stronger”,que tem no refrão a frase “What doesn’t kill you make you stronger” (O que não te mata te faz mais forte), pacientes, pais, médicos e funcionários do hospital estimulam o transplante de medula óssea. Em menos de 48 horas ele já tinha sido visto por mais de 26 mil pessoas. Até a manhã desta quarta-feira de natal, o vídeo já havia sido visualizado mais de 540 mil vezes.
O vídeo é excelente, porém a matéria merece uma correção: certamente o que aumentou 180% foi o número de cadastramento de possiveis doadores e não de doações de medúlas ósseas realizadas no Hospital Nossa Sra. das Graças, que não teria estrutura para a realização deste volume de procedimentos, que é extremamente complexo.Convém lembrar que é bastante remota a possibilidade de um provavel doador efetivamente ser convocado para efetivar a doação,já que a possibilidade de compatibilidade é de 1 para 100.000, razão pela qual, campanhas como a deste vídeo são de capital importância para concientização das pessoas em torno desta causa.