Arquivos

Categorias

Após ‘saída de cena’ de Osmar Dias, PDT do Paraná anuncia reformulação

Com a decisão do ex-senador Osmar Dias de deixar a cena política estadual, ao desistir da candidatura ao governo, às vésperas do início da campanha, a direção do PDT do Paraná aprovou ontem, uma reformulação geral dos diretóriso municipais do partido, com vistas às eleições de 2020 e 2022. “Faremos uma reformulação geral dos diretórios municipais, iniciando pelos municípios com mais de 50 mil eleitores, o que representa hoje 56% dos eleitores paranaenses. Para isso, dividiremos o estado em 10 coordenações regionais que serão responsáveis por esse trabalho de organização, formação política e estruturação dos diretórios e movimentos de base”, explicou André Menegotto, que assumiu a presidência da comissão provisória do PDT paranaense após a desistência de Osmar. As informações são do Bem Paraná.

A direção da legenda avaliou que apesar da renúncia do ex-senador à disputa às vésperas das convenções, o PDT do Paraná conseguiu um “bom resultado geral” nas eleições de 2018. A legenda obteve 3.63% dos votos para deputado federal, passando dos 43.432 votos conquistados em 2014 para 208.055 em 2018, e elegeu o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet. Na análise da sigla, trata-se de “uma vitória importante” para um partido que de desde 2006 não elegia um representante para a Câmara Federal. Atualmente o PDT do Paraná conta com o deputado federal Assis do Couto, que aderiu ao partido em 2016.

Na Assembleia Legislativa, o PDT elegeu o atual vereador de Curitiba, Goura, e reelegeu o líder Nelson Luersen. A bancada deve aumentar com a adesão de Márcio Pacheco (PPL), da região Oeste, que deverá oficializar a sua filiação ao PDT ainda esta semana. Em nível nacional, o partido conquistou a terceira colocação com a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República e elegeu 28 deputados federais, nove a mais do que nas eleições de 2014, ultrapassando sem dificuldades a cláusula de barreiras.

No início de dezembro foi constituída uma Executiva Estadual Provisória composta por 11 membros. Além de André Menegotto, compõem a direção estadual o deputado federal Assis do Couto, o deputado federal eleito Gustavo Fruet, o deputado estadual Nelson Luersen, o ex-deputado federal Nelton Friedrich, os vereadores por Curitiba Tito Zeglin e Jorge de Oliveira Brand, o ex-prefeito de Londrina, Barbosa Neto, Luiza Simonelli, Nanci Rafagnin Andreola e Valmor Stédile.

link matéria
https://www.bemparana.com.br/blog/politicaemdebate/post/apos-saida-de-cena-de-osmar-dias-pdt-do-parana-anuncia-reformulacao