Arquivos

Categorias

Após respostas incompletas, CPI deve convocar diretores da Urbs

CP

Lucros, valores e números financeiros foram temas respondidos de maneira evasiva e com nítida dificuldade pelos representantes da Urbs e do Sindicato das Empresas de Ônibus , durante encontro da CPI, na última quinta-feira (18). O vice relator, Valdemir Soares (PRB) já formulou requerimento convidando assistentes financeiros e jurídicos das empresas de ônibus e da Urbs, para comparecer na próxima reunião dia 25, e zerar as dúvidas dos parlamentares que não foram nenhum pouco esclarecidas.

“Não houve resposta satisfatória diante de perguntas pertinentes sobre questões financeiras e legais, eu pedi o balanço dessas empresas que, segundo o Setransp operam no vermelho e tiveram só prejuizo. Ficamos com mais dúvidas”, justifica Soares.

A bilhetagem eletrônica que onera 600 mil reais, à Urbs sem licitação, a compra de 400 ônibus do mesmo fabricante, sem motivo esclarecido, o lucro de empresas, que segundo o representante do sindicato, não existiu e a possível preferência por determinadas empresas no processo licitatório foram alguns dos questionamentos, que multiplicaram mais dúvidas aos parlamentares.

Segundo o representante do Setransp, mais de 25 milhões de passagens são contabilizadas por mês, e o valor que voltada tarifa técnica vai para as empresas “cobrirem somente custos”. As respostas sem embasamento e sem apresentação de nenhum documento comprobatório foram insuficientes. “Não é suficiente só rebater as afirmações do prefeito Gustavo Fruet de que não existiu a sonegação do ISS, queremos transparência”, pontuou Valdemir Soares.

As multas aplicadas pela Urbs às empresas de ônibus, o valor descontado dos funcionários e o destino dessa arrecadação, além dos números das multas aplicadas no período de janeiro a dezembro de 2012, também foram interrogações não esclarecidas. Os números relacionados às multas foram entregues ao sub-relator da CPI, porém com infrações de excesso de velocidade entre outras, calculados em quilômetros e não em reais, faltando detalhes de informações.