Arquivos

Categorias

Após o carnaval, Dilma pretende incluir PSD e Chalita no ministério. PSB deve ganhar mais espaço

do Jornal Metro

Passado o Carnaval, a presidente Dilma Rousseff fará uma reforma ministerial enxuta.Cumprido o acordo paracolocar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado, e o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) como presidente da Câmara, a partir de fevereiro Dilma fará mudanças pontuais.

Além de incluir o PSD, a presidente deverá reorganizar a posição do PMDB e abrir mais espaço para o PSB. A prioridade da presidente é rearrumar a articulação com o Congresso Nacional e abrir espaço no governo para o deputado Gabriel Chalita (PMDB–SP), que apoiou o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, e tem as bênçãos do vice-presidente da República, Michel Temer.

Ao PSB ficaria a reconquista do Ministério da Ciência e Tecnologia. O partido que mais cresceu nas eleições municipais do ano passado comanda 440 prefeituras e discute internamente a possibilidade de romper com o governo para traçar voos mais altos já nas eleições presidencial do ano que vem. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, apontado como pré-candidato, tem procurado adotar um tom diplomático e fala em “caminhar junto pela reeleição” em 2014.