Arquivos

Categorias

APESAR DE CRISE, POBREZA E DESIGUALDADE DIMINUEM

Do portal da revista Bem Público:

Ao contrário dos períodos de 1982/83, 1989/90 e de 1998/99, quando a inflexão econômica implicava aumento da pobreza nas regiões metropolitanas, não se observa crescimento na taxa de pobreza desde o último trimestre de 2008. Apesar da crise econômica internacional, os índices de Gini (que mede a desigualdade) e taxa de pobreza continuam em queda nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre)

Os dados são do Comunicado da Presidência nº 25 “Desigualdade e Pobreza no Brasil Metropolitano Durante a Crise Internacional: Primeiros Resultados”, que será apresentado amanhã (4), às 14h, em coletiva de imprensa, pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, na sede do Instituto em Brasília (SBS Qd. 1, Bl. J, Ed. BNDES – 15º andar).

Segundo o comunicado, o índice de Gini de junho de 2009 alcançou seu menor patamar, em conformidade com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE nas seis principais regiões metropolitanas (RM) do Brasil (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Quando se compara a média da desigualdade nos períodos de outubro de 2007 a junho de 2008 e de outubro de 2008 a junho de 2009, o índice de Gini apresenta importante queda histórica. (Leia mais)