Por Josias de Souza, na Folha Online:
A novela que cerca a comercialização no Brasil de medicamentos inibidores de apetite terá novo capítulo nesta terça-feira (4). Espera-se que haja um desfecho.
Em reunião aberta, a diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai analisar e votar relatório que recomenda a proibição da venda de emagrecedores.
A tendência é a de que seja vetada a comercialização de remédios que contenham em suas fórmulas substâncias derivadas da anfetamina.
Alega-se que os malefícios desse tipo de remédio são maiores que os benefícios aos pacientes. Há, segundo estudo da agência, riscos cardíacos e psiquiátricos.
Fabricantes e entidades médicas discordam. Pegam em lanças contra a hipótese de proibição. Daí a polêmica.
Esta será a terceira vez que a cúpula da Anvisa tratará do tema. Como prometera em agosto o diretor-presidente da agência, Dirceu Barbano, a reunião será aberta ao público.
Afora os assentos reservados a representantes dos laboratórios, que farão defesas orais, os demais cadeiras da sala de reuniões serão ocupadas por ordem de chegada.
Para assegurar a visibilidade da decisão, a Anvisa decidiu transmitir o encontro ao vivo, pela internet.
Além dos acessos externos, as imagens serão transmitidas para uma tela instalada no auditório da Anvisa, com capacidade para 200 lugares.
Deixe um comentário