Blindada pelo regimento, que concedia apenas cinco minutos para as perguntas dos senadores, a audiência pública que ouviu nesta terça-feira (17) a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, foi um desastre, avaliou o senador Roberto Requião.
A diretora da ANP foi convocada para falar em uma reunião conjunta da Comissão de Relações Exteriores, Comissão de Assuntos Econômicos e CPI da Espionagem, sobre as denúncias da devassa que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos teria feito nos arquivos da Petrobrás. O leilão da super-reserva de petróleo do campo de Libra foi outro tema da audiência.
Logo em sua intervenção inicial, Magda Chambriard irritou boa parte dos senadores ao atribuir apenas a um “espião com poderes paranormais” a capacidade de invadir os computadores da Petrobrás, procurando assim desacreditar as denúncias reveladas pelo ex-agente da CIA Edward Snowden. O desprezo da diretora pelas denúncias, segundo o senador Requião, revela irresponsabilidade e conivência.
Preparado para fazer 14 perguntas, Requião fez apenas uma, em função do engessamento da audiência, feito na medida para preservar a diretora-geral da ANP e evitar o debate sobre o leilão do campo petrolífero de Libra.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.