O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta quinta-feira, 1º de junho, que os Campos Gerais é a região que mais desponta no crescimento estadual e os gestores nas prefeituras são exemplos da boa política no Paraná. “Temos dois bons exemplos na região: a prefeita Elisângela de Carambeí e o prefeito Douglas de Ipiranga. Eles mostram que a boa política serve para desenvolver os municípios, gerar empregos e renda, além de oferecer os serviços públicos de qualidade”, destacou o deputado no encontro dos prefeitos da AMCG em Ipiranga.
Romanelli acompanhou os secretários estaduais Eduardo Pimentel (Cidades) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) que mostraram as obras e projetos levados pelo Estado à região que integra 19 cidades da Associação dos Municípios dos Campos Gerais. O secretário estadual Santin Roveda (Justiça e Cidadania) e os deputados Artagão Júnior (PSD), Alexandre Curi (PSD) e Hussein Bakri (PSD) também participaram do encontro.
A parceria da Assembleia Legislativa com o Estado, segundo Romanelli, está levando o programa “Asfalto Novo, Vida Nova” para 155 cidades com até 25 mil moradores, num investimento de R$ 500 milhões. “Na AMCG são 11 cidades com este perfil que vão receber as obras deste programa. Aliás, toda a AMCG é muito bem representada na Assembleia Legislativa e essa força política para a consecução das obras esperadas e as demandas levantadas
pela população”.
Nos Campos Gerais, Carambeí, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, São João do Triunfo, Sengés, Tibagi e Ventania estão aptos a receber recursos nesta primeira fase do programa coordenado pela Secretaria Estadual das Cidades.
“O Paraná é um estado diferenciado e está indo muito bem sob o comando do governador Ratinho Junior que projeta o estado como um centro logístico do Mercosul e nesse sentido é preciso dotar as regiões de obras de infraestrutura rodoviária e ainda levar asfalto nas ruas e avenidas com iluminação adequada, além de outros equipamentos urbanos”, ressalta Romanelli.
Apoio –O deputado também destaca que a parceria do legislativo com o Estado, através da Secretaria do Planejamento, se estende agora na elaboração do PPA (Plano Plurianual) que prevê R$ 270 bilhões de investimentos entre 2024 e 2027. “Já fizemos audiências públicas em Castro, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco e até o final do mês esperamos fazer os encontros em mais quatro cidades. O governador Ratinho é entusiasta desta proposta de debater as prioridades e o futuro com as lideranças e a sociedade civil”, disse.
A presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSD), disse que os encontros regionais do Governo do Estado, como das secretarias estaduais das Cidades e de Infraestrutura e as audiência do PPA, descentralizam as decisões no âmbito estadual, o que é muito importante aos municípios paranaenses. “É muito importante debater as pautas prioritárias de cada região. Se inverte a lógica e em vez das prefeituras se adequarem aos projetos do governo, é o governo que está levantando quais as necessidades e obras importantes para cada cidade”.
Ainda no encontro, o secretário executivo da Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Rodrigo Simionato apresentou edital de chamada pública para apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento nos municípios da Região.
A agência apoiada pela Fundação Araucária vai apoiar propostas de negócios que agreguem tecnologia aos processos de produção de bens e serviços para aumentar a competitividade empresarial, utilizando os ativos para o desenvolvimento regional das universidades estaduais.
Deixe um comentário