O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) recebeu hoje representantes de entidades, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Sindiseab, Apave, Adea, Sindicato dos Engenheiros e Instituto Mata Atlântica, mais o ambientalista Henrique Schmidlin, o Vitamina, e o deputado Rasca Rodrigues (PV), para tratar do projeto sobre a Escarpa Devoniana que tramita na Assembleia.
Durante o encontro foi entregue a Traiano um parecer técnico com questionamentos ao projeto sobre a readequação dos limites da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. Traiano assegurou que “nada será votado às pressas e que não colocará o projeto em votação sem que todas as partes sejam ouvidas”. Segundo o deputado, ele vai atuar como mediador e está confiante que “uma alternativa que contemple as preocupações dos ambientalistas e as demandas do setor produtivo será construída”.
O deputado Rasca Rodrigues (PV), presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia, destacou que jamais recebeu pressão da parte de Traiano para que liberasse seu parecer sobre a questão. Rasca enfatizou ainda que “confia no presidente Traiano, no seu equilíbrio e capacidade de promover o diálogo”.
A polêmica entre ambientalistas e o setor produtivo gira em torno do tamanho da Área de Proteção Ambiental. Produtores rurais argumentam que a área é de intensa atividade agrícola e que o espaço de proteção ambiental foi superdimensionado quando a APA foi criada em 1992, impedindo o desenvolvimento da agricultura na região. Os ambientalistas, por seu lado, alegam que uma redução na área da APA provocaria prejuízos ambientais, em especial a reservatórios de água.
Deixe um comentário