Arquivos

Categorias

Amadorismo de Fruet

Amadorismo de Fruet

por Celso Nascimento

Amadorismo 1 – O prefeito Gustavo Fruet está precisando urgentemente de aplicar um “choque de gestão” na turma que o assessora. Caso contrário, continuará acumulando um passivo junto à opinião pública com intensidade inversamente proporcional à esperança que suscitou entre os curitibanos quando da heroica vitória eleitoral que conquistou em 2012.

Amadorismo 2 – A sensação crescente é de que há amadores tocando a administração. Dois sintomas que apareceram nos últimos dias: 1) a criação da faixa de ciclistas nas movimentadas paralelas à canaleta da Avenida Sete de Setembro; e 2) a concessão de exclusividade à Caixa Econômica e às lotéricas para venda de talões do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

Amadorismo 3 – Em ambos os casos, há reações plausíveis. No primeiro, isto é, na Sete de Setembro, nas pistas onde dois carros podiam trafegar lado a lado, agora só cabe um, duplicando os congestionamentos e causando interrupções no fluxo das ruas transversais. No outro caso, o dos talões do EstaR, antes facilmente disponíveis com os fiscais de trânsito e em bancas de jornais, agora eles só podem ser comprados por quem puder enfrentar fila nas lotéricas no mesmo momento em que o guarda gruda no para-brisa o aviso de infração.

Amadorismo 4 – Ah! sim! O uso da bicicleta precisa ser incentivado. Foi uma promessa de campanha e, de fato, as bikes são ótimas para o transporte individual. Desde que não chova nem faça frio, pois nesses casos o ciclista deixa a magrela em casa para pegar o carro e enfrentar, muito contrariado, o congestionamento e a lentidão do trânsito. Parece tudo muito bonito, mas não parecem ideias de urbanistas com experiência profissional.