O senador Alvaro Dias (PSDB) distribuiu nota à imprensa justificando seu pedido de aposentadoria como ex-governador do Paraná, de 1987-2000, 20 anos após deixar o cargo.
No pedido, Alvaro solicita ainda o pagamento de R$ 1,6 milhão, retroativo a parte do período em que deixou de receber o recurso.
Segundo o senador, tanto os valores recebidos mensalmente (R$ 24,8 mil) como o montante retroativo, serão doados para entidades assistenciais.
A seguir a íntegra da nota:
"A aposentadoria de ex-governadores foi instituída em 1967. Desde então, a exemplo do que ocorre com ex-presidentes, ex-magistrados e ex-conselheiros de Tribunais de Contas, os ex-governadores passaram a receber aposentadoria vitalícia. Quando cheguei ao governo do Paraná tentei acabar com ela. Encaminhei projeto à Assembléia, o qual não foi sequer votado. Não houve repercussão ou apoio. Na Constituinte Estadual a regra ficou consagrada.
Siga o blog no twitter
Comentário MOVIMENTO PRÓ-PENSÃO AOS EX-PREFEITOS
ESSA HISTÓRIA DE APOSENTADORIA PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GOVERNADOR E AFINS, TENHO A IMPRESSÃO QUE É VALIDADA PELA LEI. PORTANTO…
AGORA, UMA ÚNICA PERGUNTINHA: PORQUE OS EX-PREFEITOS NÃO TEM ESSE DIREITO JÁ QUE ELES SÃO MUITO MAIS VULNERÁVEIS AOS EFEITOS DOS DESGASTES ECONOMICOS E DAS PEÇAS QUE A VIDA PREGA, ALÉM DE TER QUE MANTER UM PADRÃO DE VIDA CONDIZENTE COM O CARGO QUE EXERCEU.
JÁ IMAGINARAM UM PREFEITO EM PLENA MISÉRIA? JÁ QUE É PARA UNS, QUE SEJA PRÁ TODOS. É UM ASSUNTO QUE DEVE SER PÇROFUNDAMENTE ANALISADO.
TAÍ, O LANÇAMENTO DO MOVIMENTO DE DIREITO DE APOSENTADORIA AOS EX-PREFEITOS JÁ!
E COM EFEITO RETROATIVO, TAMBÉM!”