Estudantes aprendem de forma lúdica os conceitos básicos sobre o gerenciamento do dinheiro e capacidade de controlar despesas.
Mais cedo ou mais tarde, todos terão de aprender a lidar com o pagamento de contas, compras, dívidas e tudo o que é relacionado ao dinheiro. Por isso, é tão importante levar ao conhecimento das crianças os conceitos básicos sobre educação financeira.
Em Foz do Iguaçu, alunos do 5º ano da Escola Municipal Elenice Milhorança, no Jardim América, estão aprendendo de forma lúdica sobre como administrar o dinheiro, a planejar as despesas e criar bons hábitos financeiros. A atividade, que teve início nesta quarta-feira (29), integra o projeto “Um Olhar Para o Futuro”, desenvolvido pela Cooperativa de Crédito Cresol.
Até o mês de novembro, os alunos receberão visitas da equipe pedagógica do Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário – Cresol, que abordarão os temas através de materiais educativos, vídeos e palestras.
No primeiro encontro os estudantes receberam uma coleção impressa intitulada “Turma do Futuro”, com conteúdos que estimulam a criatividade, reforçam a importância do conhecimento sobre finanças, possibilitam a inserção no mundo do planejamento financeiro, do consumo responsável, da administração equilibrada entre renda e gastos e da defesa do desenvolvimento sustentável.
“Também foram abordados conceitos sobre cooperação, esforço coletivo e a solidariedade na família, nas escolas e na sociedade para o alcance de objetivos comuns”, contou a coordenadora pedagógica do Setor de Projetos/Parcerias e Eventos da Secretaria da Educação, Rafaela Costa Braga Ducato.
Para a secretária da educação, Maria Justina da Silva, parcerias como essa são sempre bem vindas e contribuem com as atividades já desenvolvidas em salas de aula pelos professores. “Aulas de educação financeira ensinam muito mais do que o gerenciamento do dinheiro. Elas abordam os bons hábitos e estimulam o consumo responsável que vai percorrer toda a vida desses alunos”, comentou.
A conclusão das atividades será marcada com uma visita dos alunos e professores a uma cooperativa de crédito, que consolidará o aprendizado vivenciado nos livros e no decorrer dos encontros presenciais.
Deixe um comentário