Arquivos

Categorias

Alerta jacaré: oligopólio avança sobre as concessões no Paraná

Alerta jacaré: oligopólio avança sobre as concessões no Paraná Como diz o ditado "prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”, mas mesmo assim é bom emendar um outro ditado: "é bom os paranaenses colocarem as barbas de molho" ao processo de oligopolização do já chamado mercado de concessões. Os mesmos grupos formam consórcios e com o dinheiro de bancos oficiais vão tomando conta de áreas estratégicas que podem ditar, ou não, o desenvolvimento do Estado.

Como diz o ditado “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”, mas mesmo assim é bom emendar um outro ditado: “é bom os paranaenses colocarem as barbas de molho” ao processo de oligopolização do já chamado mercado de concessões. Os mesmos grupos formam consórcios e com o dinheiro de bancos oficiais vão tomando conta de áreas estratégicas que podem ditar, ou não, o desenvolvimento do Estado.

É claro que o objetivo é o lucro e não tem nada de errado nisso. Mas entregar os aeroportos, rodovias e parques por 30 anos para exploração privada é, no mínimo, imprudente e aviltante. Ainda mais com a suspeição do mesmo grupo participar de consórcio para vencer as concessões de lotes de aeroportos, rodovias e até de um parque nacional. Aliás, o mesmo grupo já explora outros atrativos nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Anúncios

Em tempo: o BNDES vai fomentar os grupos vencedores. Só para as concessões dos parques, o fomento disposto é de R$ 500 milhões.