O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, recebeu em audiência na manhã desta segunda-feira (4), o deputado estadual Alceu Maron Filho (PSDB). No encontro, Maron debateu com Michele Caputo uma série de questões relacionadas ao atendimento na saúde pública e melhorias no Hospital Regional de Paranaguá.
Maron solicitou ao secretário uma atenção especial ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tem sido uma das principais preocupações das novas administrações municipais. “A maioria dos prefeitos do litoral está enfrentando dificuldades neste início de gestão devido aos atrasos nos pagamentos dos funcionários e do aluguel das estruturas”, informou.
Michele Caputo relatou ao deputado que a prioridade do Governo do Estado é o pagamento dos funcionários do órgão, o que ocorrerá já nesta semana. Segundo o secretário, o presidente do consórcio intermunicipal, responsável pelo serviço, já está com a documentação necessária para a liberação de recursos.
“Uma ação muito importante, pois muitos funcionários estão com pagamentos atrasados desde novembro do ano passado. Para se ter uma ideia, a dívida herdada pelas novas administrações do consórcio passa de um milhão de reais”, informou Maron, ao lembrar que o serviço é um convênio entre municípios, estados e união.
Hospital Regional – Outro tema na pauta da reunião com o secretário foram as melhorias no Hospital Regional do Litoral, sediado em Paranaguá. O deputado informou sobre a necessidade da ampliação do quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem e destacou a conclusão dos trabalhos de ampliação do almoxarifado.
Após a audiência com o secretário, Alceu Maron falou com o diretor do Hospital Regional, Jose Eduardo Farah. O diretor do hospital destacou que a liberação de recursos possibilitará a ampliação do atendimento a gestantes de alto risco.
Com a conclusão da ampliação do almoxarifado, disse Farah, a unidade de saúde contará com mais 22 leitos e a implementação do programa Mãe Paranaense na região.
“Isso mostra a preocupação do governo do estado com a população parnanguara e de todo o litoral, já que o hospital é regional. Além disso, teremos a implementação do Mãe Paranaense, programa que é referência nacional no que diz respeito aos cuidados da gestantes e recém nascidos”, finalizou Maron.
Deixe um comentário