O médico psiquiatra José Elias Aiex Neto, o Dr. Aiex, é candidato a vereador pelo PDT em Foz do Iguaçu. Servidor municipal aposentado e defensor do Sistema Único de Saúde, Aiex já foi candidato a prefeito e a vereador, coordenador de campanha da Frentona em 2005, ex-secretário municipal de Saúde e de Antidrogas e autor de cinco livros – o último “Uma vida em busca de discernimento”,
“Como em muitas outras eleições das quais participei, seja como candidato ou coordenador de campanha, vejo o afunilamento de candidaturas a prefeito. O eleitor deve ficar atento aos acordos celebrados entre os partidos, pois geralmente o que está em jogo são cargos e benesses no governo. Mais do que nunca, está na hora de se votar consciente! E que o grande vencedor seja o povo desta maravilhosa cidade!”, avalia Aiex.
O médico, uma das principais referências em defesa do SUS, foi presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria e da Associação Médica do Paraná, do Conselho Municipal Antidrogas e o do Centro de Direitos Humanos. Ao longo da sua vida como servidor e militante da saúde, tem acumulado conhecimento e compreensão sobre o SUS, experiência empregada no fortalecimento do sistema coletivo de saúde.
Aiex disse ao comentar o artigo “Setembro Amarelo” do médico Drauzio Varella na Folha de S. Paulo na segunda-feira, 14 – que o descaso com a saúde mental da população é conhecida há muito tempo. “As patologias psiquiátricas, que já assumiam proporções epidêmicas antes do coronavírus, certamente se tornarão muito mais prevalentes depois. E, o mais grave, a falta de estrutura para abordagem das mesmas continua inalterada. Muito preocupante”, escreveu.
Deixe um comentário