Outras categorias do funcionalismo público estadual estão na bronca com os agentes penitenciários. Os agentes recebem R$ 3,8 mil por mês – salário inicial maior do que professores, médicos, policiais, entre outras funções de nível superior. A função de agente requer nível médio e salário pode alcançar R$ 7,7 mil. A jornada de trabalho dos agentes é por escala de serviço, de 24 horas de trabalho por 48 de descanso, seguidas de 12 horas de trabalho por 60 horas de descanso, o que representa no mês nove dias úteis de trabalho.
Os agentes reivindicam 23% de reajuste na gratificação – no ano passado obtiveram 33,3%. São 3.639 agentes penitenciários que custodiam 17.775 presos – o que representa 1 agente para cada 4,8 presos, índice compatível com orientação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária que recomenda 1 para 5.
Tem mais: o concurso público para 423 vagas de agentes penitenciários, em andamento, tem mais de 33 mil pessoas inscritas, o que demonstra que a profissão desperta o interesse de milhares pessoas que pretendem ingressar no serviço público com nível médio, sendo que a remuneração paga no Paraná é a terceira maior do País.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.