Via blog do João Arruda:
O deputado federal João Arruda (PMDB/PR) voltou a falar nesta segunda-feira (20) sobre os problemas que o aeroporto paranaense Afonso Pena enfrente devido à neblina e a falta de equipamentos adequados.
Segundo dados apresentados pelo deputado, o Afonso Pena foi o segundo aeroporto brasileiro com maior número de vôos cancelados neste ano, perdendo apenas para Guarulhos (SP). “No entanto, em termos percentuais, o aeroporto é disparado o líder de cancelamentos, bem acima da média nacional que ficou em 6,6%”, alertou.
Desde abril Arruda está em contato com o Ministério da Defesa para pleitear a instalação do equipamento anti-neblina ILS 3, que auxilia pousos e decolagens quando a situação climática é desfavorável já Curitiba tem uma posição geográfica que favorece nevoeiros. Mas, não obteve sucesso.
“Quase todos os dias o aeroporto internacional Afonso Pena é notícia por conta dos atrasos e cancelamentos de vôos causados pelo mau tempo. Ontem mesmo o terminal ficou fechado para pousos das 6h20 às 10h da manhã. Cerca de 30% dos vôos foram cancelados”, informou.
Arruda lembrou que a Infraero vai instalar este equipamento nos aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e Cumbica (São Paulo). Mas que não há previsão para o Afonso Pena, mesmo Curitiba sendo uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
Infra-estrutura – Outro problema do Afonso Pena é a falta de vagas no estacionamento. Usuários enfrentaram longas filas para estacionar o carro. Muitos não conseguem e perdem seus vôos. Ou optam por estacionar fora e são multados.
“O terminal de passageiros também ficou pequeno, assim como as pistas de pouso e decolagem. Corremos o risco de não corresponder com a demanda que será gerada da Copa do Mundo. Se hoje já não estamos dando conta do recado, como será em 2014 sem os investimentos necessários?”, alertou.
“Com a criação da Secretaria de Aviação Civil, que vai coordenar as políticas do setor no lugar do Ministério da Defesa, espero que a situação dos aeroportos brasileiros seja normalizada e que tenhamos estrutura para atender as demandas atuais e da Copa de 2014”, finalizou o deputado.
passei por uma situação que antes eu só tinha visto pela tv. meu voo dia 11 para campinas das 07:30 saiu as 14:00
mas como o voo foi cancelado, eu e meus 2 filhos,de 7 e 10 anos, fomos mandados pra congonhas e de la abandonados no aeroporto, onde me disseram que haveria pessoas da Gol a espera e me encaminhariam por onibus ate meu destino.o qual eu alcancei as 20:10.Para poupar detalhes,deixo pela imaginação de cada um que ler o que eu passei.
o pior disso tudo, esta sendo a sensação de panico que se instalou em mim ao pensar no retorno. o que era para ser ferias e momentos de relax, se transformando numa tortura.
procurei nos noticiarios para saber dos comentarios sobre o caos do dia 11 de julho no referido Afonso Pena e eis que eu li na primeira manchete: que houve alguns cancelamentos e atraso de meia hora em media. meia hora??? quanta mentira e quanto descaso!
ate que li esse artigo do deputado Arruda e me acendeu uma esperança. um politico sabe o que muitos brasileiros estao passando.