Arquivos

Categorias

Advogado Gilmar Cardoso é candidato a cadeira na Academia Paranaense de Letras

O advogado e poeta Gilmar Cardoso oficializou na última semana sua candidatura a uma vaga na Academia Paranaense de Letras (APL). Gilmar deve disputar a cadeira de número 3, que pertenceu ao jurista Renê Dotti, morto em fevereiro de 2021. A eleição deve ocorrer no próximo dia 13 outubro e, além de Gilmar Cardoso, a cadeira de Dotti tem mais dois candidatos: Clémerson Merlin Clève, advogado, professor, autor de compêndios jurídicos e poeta, e Saulo Adami, escritor catarinense, radicado há dez anos no Paraná.

Gilmar Cardoso é advogado natural de Farol (PR) e forte ligação com a região da Comcam (que congrega os municípios da região de Campo Mourão). É membro do Centro de Letras do Paraná e fundador da Cadeira n° 01 da Academia Mourãoense de Letras.

Autor dos livros de poesias Confissões de ninguém (89); Tempos & Contra-tempos (89); Panacéia (90); Poetar é preciso (92) e Ensaio Geral (93), e Juntos – Poesia Nossa de Cada Dia, de 2012; todos lançados pela Scortecci Editora, de São Paulo. Também tem forte atuação em assessoria legislativa.

Aos 23 anos de idade tornou-se o mais jovem prefeito do Estado do Paraná na gestão 1993/1996 e o primeiro prefeito do Município de Farol. Teve contato com a poetisa Helena Kolody, para quem o farolense é um poeta inspirado e pensador.

A Academia Paranaense de Letras, criada em 26 de setembro de 1936, segue o modelo da Academia Francesa e da Academia Brasileira de Letras, com 40 membros eleitos de forma vitalícia. No momento, são três as vagas disponíveis. Além da Cadeira nº 3, que foi de René Dotti, estão vagas as cadeiras ocupadas ultimamente por Léo de Almeida Neves e Jeorling Cordeiro Clève.