por Digão, no Foz Notícia
Mais de duzentas pessoas compareceram ontem (26) a pista de saltos para acompanhar as manobras radicais da turma do BMX. Os atletas do Dirt Jump surpreenderam a todos, mostrando manobras de altíssimo grau de dificuldade. O campeonato, que deveria atrair apenas atletas da região superou as expectativas dos organizadores e atraiu atletas de todo estado, além de paraguaios e argentinos.
“Esperávamos apenas competidores da cidade e da nossa região. Não tínhamos uma expectativa de premiação muito boa, contávamos apenas com a nossa tradição em organizar esses campeonatos e a divulgação feita com cartazes e pela internet. Mas muitos atletas vieram de longe e tornaram o evento mais disputado e muito mais bonito.” explica Carlos Magnus de Paiva, o Badico, organizador do evento.
Nas rampas, bikes e atletas equipados disputaram salto a salto a atenção e os aplausos do público. A competição recebeu atletas das modalidades Iniciante, Amador e Profissional, além de uma apresentação da galera do Free Ride (Aro 26) e o tão aguardado “Soy Loco” – modalidade destinada a quem nunca saltou de bicicleta antes.
Cada atleta teve direito a três voltas pela pista, cada volta podendo dar até três saltos, sendo que apenas as notas das duas melhores manobras eram computadas. No final as notas apontadas pelos juizes corresponderam aos aplausos do público.
Confira os resultados:
Categoria Iniciante
1° Ricardo Gaia – Ponta Grossa
2° Nauel Coledo – Apostoles (Argentina)
3° Lucas Pipa – Foz do Iguaçu
Categoria Amador
1° Marcelo Amaral – Ponta Grossa
2° Tiago Marcelo – Londrina
3° Alessio Zein – Eldorado (Argentina)
Profissional
1° Danilo Ferrugem – Ponta Grossa (Intoxica, Shadow Bikes)
2° Edimar Melo – Foz do Iguaçu (Preminun bikes, Aloha)
3° Rafael Tiquin – Londrina
SOY LOCO!
Com o final da apresentação profissional – público, juizes e atletas se aglomeraram em volta da “piscina” de espuma montada no final de uma rampa com pouco mais de um metro de altura. Diversas crianças aproveitaram a disputa pela primeira edição do título “Soy Loco” para dar o pontapé inicial na prática do bmx.
Usando bikes e equipamentos de segurança emprestados pelos profissionais, cada um tentou uma manobra mais inusitada que o outro, mas o título acabou mesmo nas mãos do “Alemão” – o narrador-animador do evento – com uma tentativa de “back flip” que acabou com a bike na terra e o ciclista afundado na espuma.
O encerramento oficial do evento foi a apresentação das bandas Socialmente Incorreto e Artilleria Pesada.
Conhecidos pelo estilo rápido e agressivo do hardcore, as bandas iguaçuenses deram o toque final na tarde de adrenalina. O espaço improvisado em baixo das árvores casou bem com a proposta “Faça você mesmo” de todo evento. “Os caras vieram e mesmo sem poder usar o palco se apresentaram. Foi emocionante se despedir da galera assim, com um som ao vivo e que tinha tudo haver com a proposta do campeonato.” comenta Badico.
“O mais importante agora é agradecer todo o apoio que tivemos nesse evento. Minha família, em especial minha mãe e minha prima, o tio “loco do alegrete”, que trabalharam pesado durante todo evento. Todos os patrocinadores, a Fundação Cultural, as bandas. E a direção do Colégio Ponte da Amizade, que de ultima hora, acolheu os atletas que precisaram pernoitar em Foz.” Finalizou.
AQUI para ver mais fotos
Deixe um comentário