A palestra do senador e ex-presidente do Uruguai, José Mujica, nesta manhã em Curitiba, foi bastante aplaudida. Ele participou da abertura do Seminário Democracia da América Latina, debate promovido pelo laboratório de Culturas Digitais da Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de fomentar o debate sobre a “ameaça aos regimes democráticos na América Latina”. As informações são da Massa News.
Desde o anúncio da participação de Mujica a procura pelas inscrições foi grande, tanto, que o evento precisou ser mudado para um local maior, e ainda assim, muitos ficaram de fora, mas contaram com a transmissão pela internet para acompanhar as palavras do ex-presidente uruguaio.
Pepe falou em seu discurso, que o que diferencia o ser humano de um cão, um gato ou um porco, é que podemos decidir nosso rumo. “Podemos ser construtores de nossa vida”, disse.
Ele defendeu ainda, que é preciso lutar não só pela manutenção da democracia, mas por uma outra civilização. Outro ponto destacado por ele, é que a vida não pode ser feita apenas de trabalho. “Não se pode ir ao supermercado e comprar cinco anos de vida. É preciso trabalhar para fazer frente às necessidades materiais, mas a vida não é só trabalho, é preciso ter tempo para viver e ser livre”.
Deixe um comentário