Cultura é economia criativa – diz Fernandinha Torres. Isto se confirma na perseverança de Manaoos Aristides. O produtor cultural e destemido cineasta, hoje com 64 anos, levou dez anos para realizar seu seriado A Saga. Finalmente o trabalho será exibido em rede nacional pela TV Brasil. Contrato assinado, Manaos comemora.
A obra mostra como da terra vermelha brotou sangue, à época da abertura de caminhos, derrubada da mata, luta com índios, conquista e ocupação do oeste do Paraná. Desde a descoberta das Cataratas do Iguaçu, em 1542, pelo conquistador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, passando pela epopeia da Coluna Prestes, até a revolta dos posseiros do Sudoeste e a consolidação das cidades do oeste do Paraná, da Foz do Iguaçu de 1920 até Marechal Cândido Rondon e Cascavel entre 1950 e 1965.
Nesses 10 anos de filmagens, trabalharam em A Saga exatamente 4.010 pessoas entre atores, figurantes, cenógrafos, maquiadores, cabeleireiros, produtores, fotógrafos, operadores de som e de câmeras, iluminadores. Foram investidos mais de R$ 2 milhões.
A presidente da EBC, Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil), Tereza Cruvinel, confirmou a notícia esta semana, em reunião em Brasília, com o cineasta paranaense Manaoos Aristides, em presença de Rogério Brandão diretor nacional de produção e programação, e do jornalista e compositor Cláudio Ribeiro.
A série A Saga, cujo tema relata capítulos da história do desbravamento do Paraná, com certeza será sucesso, ao contar a verdadeira história do estado do sul, desconhecida até mesmo de muitos paranaenses, e do resto do Brasil.
Cara esse filme esta sendo filmado desde 1999, eu acompanhei lá em marechal rondo, na epoca já era uma audacia fazer cinema no parana, ainda mais no interior e agora fico sabendo que é um seriado e vai ao ar pela programaçao da tv brasil (educativa?), seja lá onde for exibida devemos muito a esse tal de manaus aristide, isso é coisa de loco, salvem os loucos do brasil, esse deveria ter estatua no parana.
parabens
eu trabalhei nesta minie série e o manaoos pela sua garra ,perserverança ,honestidade e por tudo que ele fez no parana e pelo parana além dos atores que ele descobriu deveria e desta belíssima minie série que ele fez divulgando o parana para o brasil e o mundo ,deveria ser homenageado por todas as cidades do parana e em vida pois ele é um ícone do cinema brasileiro ,e as câmeras dos vereadores de todas as cidades deveriam fazer esta homenagem a ele ,pois só quem trabalhou com ele e o conhece sabe o grande homem que ele é eleja deixou um grande legado mas espero que ele receba estas homenagens em vida meu nome eu divulgo sem medo .jose Miguel simoes nehemy e fiz uma ponta como o santos DUMONT mas foi o suficiente para admirar este grande homem do cinema brasileiro.parabens manaoos