Arquivos

Categorias

A Saga, de Manaoos Aristides, estreia em rede nacional

Do Margarita Sem Censura:

Cultura é economia criativa – diz Fernandinha Torres. Isto se confirma na perseverança de Manaoos Aristides. O produtor cultural e destemido cineasta, hoje com 64 anos, levou dez anos para realizar seu seriado A Saga. Finalmente o trabalho será exibido em rede nacional pela TV Brasil. Contrato assinado, Manaos comemora.

A obra mostra como da terra vermelha brotou sangue, à época da abertura de caminhos, derrubada da mata, luta com índios, conquista e ocupação do oeste do Paraná. Desde a descoberta das Cataratas do Iguaçu, em 1542, pelo conquistador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, passando pela epopeia da Coluna Prestes, até a revolta dos posseiros do Sudoeste e a consolidação das cidades do oeste do Paraná, da Foz do Iguaçu de 1920 até Marechal Cândido Rondon e Cascavel entre 1950 e 1965.

Nesses 10 anos de filmagens, trabalharam em A Saga exatamente 4.010 pessoas entre atores, figurantes, cenógrafos, maquiadores, cabeleireiros, produtores, fotógrafos, operadores de som e de câmeras, iluminadores. Foram investidos mais de R$ 2 milhões.

A presidente da EBC, Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil), Tereza Cruvinel, confirmou a notícia esta semana, em reunião em Brasília, com o cineasta paranaense Manaoos Aristides, em presença de Rogério Brandão diretor nacional de produção e programação, e do jornalista e compositor Cláudio Ribeiro.

A série A Saga, cujo tema relata capítulos da história do desbravamento do Paraná, com certeza será sucesso, ao contar a verdadeira história do estado do sul, desconhecida até mesmo de muitos paranaenses, e do resto do Brasil.