Arquivos

Categorias

A realização dos sonhos pode ser planejada

São Paulo 24/7/2020 –

Consórcio como uma alternativa para a compra de carro, moto, casa e, até mesmo, viagens e procedimentos cirúrgicos

A aquisição de um bem de alto valor, independente de qual seja, exige a elaboração de um planejamento financeiro para ser realizado. Atualmente, o mercado disponibiliza diversas opções para as pessoas que desejam comprar um carro, motocicleta, casa ou, até mesmo, realizar a viagem dos sonhos.

Segundo Luís Toscano, vice-Presidente de Negócios da Embracon, questões como falta de disciplina para acumular valores por um longo período e a burocracia para a obtenção de financiamentos, por exemplo, estão entre as principais dificuldades relatadas pelas pessoas que desejam realizar a compra de um bem, principalmente quando ele possui um valor elevado.

O que muitas pessoas não sabem, pontua, Toscano, é que o consórcio pode ser um excelente aliado, também, para estes casos. “Além de possuir um sistema de contratação mais simples, traz ainda o benefício de ajustar o valor das parcelas ao orçamento, já que é um sistema mais flexível. Outro ponto positivo é que, independente do bem que a pessoa deseja adquirir e diferente de outras opções, no consórcio não existem juros, apenas uma taxa administrativa, o que deixa as parcelas muito mais realistas e acessíveis”, explica.

Dados mais recentes da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) apontam que as pessoas estão mais atentas a esta modalidade de aquisição de bens. Entre janeiro e abril de 2020, houve incremento de 111,7% na venda de cota de consórcios para serviços (que pode ser usado para compra de viagem, festa de casamento, reforma, intercâmbio, tratamento odontológico e, até mesmo, cirurgia plástica); para Eletroeletrônicos (145,8%); Veículos Pesados (16,2%); e Imóveis (5,5%).

Funcionamento do Consórcio

Neste sistema, o interessado adquire uma carta de crédito, considerando o valor do bem que deseja comprar, e escolhe o plano de parcelas que melhor se enquadra em seu planejamento financeiro. A partir disso, o consorciado participa de sorteios mensais e tem a possibilidade, inclusive, já no primeiro mês, de ser contemplado e receber a carta de crédito para a obtenção do bem.

“Outra vantagem é que, durante o período do consórcio, além dos sorteios mensais, se a pessoa receber um bônus, por exemplo, tem a opção de dar lances para tentar ser contemplado mais rápido”, salienta o vice-Presidente da Embracon.

O sistema de consórcio traz, ainda, outro benefício que poucos clientes conhecem: a flexibilidade do uso da carta de crédito. Isso porque, se a pessoa contratar, por exemplo, um consórcio para a aquisição de um carro, pode usar o crédito para a compra do veículo que desejar, desde que o seu valor de compra esteja de acordo com o plano de contratação.

Toscano explica que, no caso dos consórcios para a compra de imóveis, os clientes contam hoje, com a opção de usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para dar lances e pagar parte das mensalidades.

Website: http://www.embracon.com.br