Arquivos

Categorias

A música curitibana na Virada Cultural – por Luiz Claudio Oliveira

O fim de semana será de Virada Cultural em Curitiba. Nada melhor então do que darmos uma geral nos músicos locais que participarão da festa. E eles estarão em todos os palcos. Tudo começa ao meio-dia de sábado, com vários artistas de rua se apresentando em praças da cidade pelo decorrer do dia. Às 12h30, no Sesc da Esquina, começa a programação do Panelaço 2011, em homenagem ao poeta Marcos Prado. A abertura fica por conta de um recital com Roberto, também da família dos Prado. E já na sequência, no mesmo palco, entram “Os Elementos” Walmor Góes e Luiz Ferreira.

Daí até o fim da tarde passam pelo Sesc da Esquina os paranaenses Bardot em Coma, Crocodilla, Os Chuvas e A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia – de Maringá. Além de poetas se revezando em récitas com poemas do e em homenagem ao Prado. Os convidados de fora são o gaúcho Diego Medina e banda que terá a participação especial de Kassin.

Ao mesmo tempo e com algumas quadras de distância, começa no Peppers Bar outra mostra de grupos locais, com a estreante Reticênciaz dando a partida às 12h50. Ali, até a meia-noite, subirão ao palco os paranaenses Te Extraño, Colorphonic, Liquespace, Easy Players, Pão de Hamburguer e Banda Gentileza. Os convidados de fora são a gaúcha Os The Darma Lóvers, os alagoanos do Mopho, de Maceió, e Jair Naves, de São Paulo.

Às 13h, começa no quintal do Museu Paranaense a mostra Ruído nas Ruinas. Quem abre é a ótima Confraria da Costa. Por ali passam Felixbravo, Cosmonave, Trombone de Frutas e Trem Fantasma, além da discotecagem do inglês curitibano Chris Kelly.

Às 18 horas, começa a Virada Fora do Eixo, no bar Era Só o que Faltava. O início será a mesa redonda “A Produção Cultural e o Posicionamento de Curitiba no Cenário Nacional”. Depois há exposições, exibições de filmes e shows com as bandas Molungo e A Quarta Parede.

O Teatro Universitário de Curitiba apresenta grupos selecionados no Festival de Bandas das Regionais. Ali passarão, a partir das 14h, Paralelo 25 (Núcleo Regional Portão), Lenda Zero (Núcleo Regional Pinheirinho), Javali Banguela (Núcleo Regional CIC), Sobre Notas (Núcleo Regional Cajuru), Namorada Belga (Núcleo Regional Matriz), Stereo 33 (Núcleo Regional Boa Vista), Terceiro Estado (Núcleo Regional Bairro Novo) e Verdura (Núcleo Regional Santa Felicidade).

No Bicicletário Livre do Centro Cívico, os show serão sábado e domingo, com a seguinte programação: Sábado – Manchinha Trio (15h), Serenô (15h50), Jana Fellini (16h40), Molungo (17h30) e Felixbravo (18h30). Já o domingo terá Nego Mundo (15h), MUV (15h50), Locomotiva Duben (16h40), Universo em Verso Livre (17h30) e Real Coletivo Dub (18h20).

Os palcos principais também receberão paranaenses. Na Praça da Espanha, a programação tem Saul Trumpete (13h), Vilma Ribeiro (14h), Michele Mara e Big Wilson Soul Band (15h30), Lady Be (17h30) e Orquestra à Base de Sopro com seu “baile de gafieira” (20h30).

No palco das ruínas de São Francisco, a Banda Mais Bonita da Cidade abre os trabalhos às 18h. Depois seguem, pela ordem, Copacabana Club (21h), Banda Nuvens (02h30) e encerra com Banda Supercolor com Rodrigo Lemos (Poléxia), Fábio Elias (Relespública), Vadeco (Vadeco e os Astronautas), Heitor Humberto (Banda Gentileza) e Yuri Lemos (Cosmonave). No domingo, às 12h, tem Vocal Brasileirão e Sá e Guarabyra. Neste palco ainda toca a convidada O Teatro Mágico, às 24h de sábado.

No palco do Paço da Liberdade, na Riachuelo, as paranaenses serão Maxixe Machine (16h) e a Orquestra Sinfônica Do Paraná (Teatro Guaíra) com o convidado Hamilton de Holanda e regência do Maestro Osvaldo Ferreira (11h de domingo). As atrações convidadas serão Almir Sater (13h de sábado), Marcelo Jeneci (19h), Jair Rodrigues (22h) e Ultraje a Rigor (15h de domingo).

Espero não ter esquecido de ninguém e mandem reza para Santa Clara, presente para os orixás, pensamento positivo, cabala e tudo o mais para não chover. Boa diversão a todos e lembrem que o slogan deste ano é “Viva a Cultura da Paz”.