Arquivos

Categorias

A luz dos Faróis do Saber sobre Curitiba!, por Rafael Greca

Os Faróis do Saber nasceram quando fui prefeito de Curitiba, entre 1993 e 1996, para iluminar mentes e inspirar espíritos sociais ao democratizar o acesso ao universo da literatura, estabelecendo-se como as primeiras lan houses públicas do Brasil.

Com essa filosofia, criei, assim, 54 módulos espalhados por toda a cidade, que funcionavam de forma descentralizada e em rede como bibliotecas de bairros e também como módulos de segurança. Na prática, os faróis também operavam como portais das escolas públicas municipais, prestando serviços a alunos, professores e à comunidade em geral.Para exemplificar e quantificar o potencial social, cada Farol do Saber contém uma enciclopédia Barsa, a Bíblia Sagrada, dicionários de referência, literatura infantil e juvenil, os 500 livros que o antropólogo e senador Darci Ribeiro considerava imprescindíveis para o conhecimento da cultura brasileira e universal.

Ao todo, são 7 mil livros por Farol, mais os computadores acoplados a sistemas de multimídia. Em Curitiba, para mensurar, no ano de 1997, houve a média de 200 mil leitores por mês na rede de Faróis do Saber. Isso significa 2 milhões e 400 mil livros emprestados em um ano.

Nessa nova era digital e de revoluções cybernéticas, vou ampliar o uso e o funcionamento público dos Faróis do Saber. Vou modernizar e ampliá-los com eminência de iluminar as mentes dos jovens e os moradores de Curitiba quanto ao saber, o conhecimento e as novas tecnologias.

E faço questão de destacar as possibilidades sociais dos faróis neste momento de escuridão política, de embates escusos e de interesses particulares. Vamos, sim, lançar luz sobre a nossa querida Curitiba, com novas ideias e projetos sociais.

Desse modo, os 54 Faróis do Saber serão reestruturados, modernizados e informatizados, para abrigarem novas tecnologias. As bibliotecas existentes, por exemplo, serão adaptadas às novas necessidades dos jovens com acesso a livros digitais, bibliotecas e museus virtuais do Brasil e do mundo.

Vale ressaltar que com um eBook os cidadãos poderão carregar milhares de livros em um pequeno aparelho e ter acesso a vários títulos ao mesmo tempo. Isso é a tecnologia a serviço do social.

Além de desenvolverem a arte de ler e pensar, os Faróis do Saber serão estruturas para as atividades relacionadas aos projetos culturais e educacionais da prefeitura de Curitiba.

Nosso  “Farol do futuro” contará também com acesso gratuito à internet,  wireless estendida ao entorno, acervo de livros e periódicos atualizados, biblioteca digital, cursos e oficinas relacionados à literatura e comunicação, módulo da

Guarda Municipal em vigilância permanente nas torres, paraciclos e painéis fotovoltaicos para a geração de energia limpa na iluminação dos faróis.

Enfim, os Faróis do Saber terão condições de ampliar o horizonte de luz, informação e tecnologia, para toda a Curitiba do meu coração.

(*) Rafael Greca é idealizador do projeto Faróis do Saber e candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB