Quatro empresas do ramo de construção civil foram alvos da “Operação Livre Concorrência”, deflagrada nesta terça-feira (11) pela Divisão de Combate à Corrupção, da Polícia Civil do Paraná. Na sede das empresas, os policiais da Divisão apreenderam diversos documentos, balanços contábeis, cheques e outros documentos.
De acordo com a investigação, que apura um sistema de fraude em licitações públicas no Estado do Paraná, estas empresas pertencem a apenas dois grupos econômicos distintos que participam de forma dissimulada de licitações públicas, tentando transparecer que são negócios independentes. Essas empreiteiras participaram de licitações que somam mais de R$ 6 milhões.
Um dos certames previa a execução de serviços de reforma de 94 estabelecimentos da Rede Estadual de Ensino da Região Metropolitana de Curitiba; e o outro, obras de reparo urgentes na Cadeia Pública de uma cidade da região Centro Oeste do Estado.
É importante destacar que estas empresas investigadas não chegaram a participar das devidas licitações, pois os mecanismos do Estado apontaram indícios de fraude e as empresas foram desclassificadas – não havendo assim dano ao erário público.
Os mandados judiciais foram cumpridos em Curitiba, na Região Metropolitana e na cidade de Campo Mourão. Participaram desta operação, policiais civis da Divisão de Combate à Corrupção em Curitiba e do núcleo em Maringá e da Subdivisão de Polícia Civil de Campo Mourão.
Deixe um comentário