A revolução política e social desencadeada pela Coluna Prestes é tema de um interessante apanhado publicado neste final de semana no portal da Adjori de Santa Catarina. O movimento liderado por Luís Carlos Prestes, de 1924 a 1927, provou grandes transformações na condução política do Brasil, terminando com a revolução de 1930.
Um bom exemplo desta transformação é a passagem da Coluna Prestes por Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A região era dominada por argentinos extrativistas da erva mate, que escravizavam os trabalhadores. Quando Prestes chegou à cidade, os exploradores fugiram para Porto Wanda na Argentina, o mesmo destino da família de Jorge Schimmelpfeng, primeiro prefeito de Foz.
"Em 1924, com 26 anos, pediu demissão do exército. Mais tarde justificaria: “É, fui militar muito pouco tempo. Acho que por que sempre fui um rebelde”. Em outubro desse mesmo ano, apoiando o movimento do general paulista, Isidoro Dias Lopes, Prestes subleva o Batalhão Ferroviário de Santo Ângelo, que tinha estado sob o seu comando. Depois, decide marchar ao encontro de outras tropas revolucionarias em Foz do Iguaçu".
Oi, estou fazendo um Projeto de Pesquisa sobre a Coluna Prestes em Foz do Iguaçu e sua influência na época. Você poderia me passar algum livro ou qualquer fonte de pesquisa que possa me auxiliar nessa pesquisa?
recomendo o livro da Otília Schimmelpfeng, filha do primeiro prefeito de Foz do Iguaçu. No Google vc deve achar referências.
Olá, sou tataraneto de Jorge Samways, segundo prefeito de Foz e prefeito interino durante a estadia da Coluna Prestes. Gostaria de saber o resultado de seu projeto para me informar melhor sobre a História. Estou no aguardo. Obrigado.