Enquanto alguns políticos dão os primeiros passos para a disputa eleitoral de 2010, alguns eleitores já mostram suas preferências e criam comunidades no Orkut sustentando a pré-campanha. Dos nomes cogitados, é o prefeito de Curitiba, Beto Richa, do PSDB, que tem o maior número de comunidades, mas é o vice-governador Orlando Pessuti, do PMDB, que tem todas elas visando 2010. Richa tem 24 comunidades. Duas delas foram criadas pouco antes das eleições que o reelegeu prefeito de Curitiba e já o lançavam candidato à sucessão do governador Roberto Requião. As demais foram criadas ao longo da campanha do ano passado.
Depois de Beto é o senador Osmar Dias, do PDT, que tem o maior número de comunidades. São 14, mas a maioria remete à campanha de 2.006, quando disputou o governo com Requião. Para as eleições de 2010 são duas comunidades e uma foi criada este ano (no dia 20 de janeiro) e por enquanto tem apenas um membro.
Das cinco com comunidades do vice-governador Orlando Pessuti quatro defendem sua candidatura ao governo do Estado em 2010, e uma prega uma “dobradinha” com o petista Jorge Samek. O senador tucano Alvaro Dias tem quatro comunidades, mas apenas uma delas respalda sua candidatura ao governo do Estado.
O diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, cotados como pelo PT como prováveis candidatos em 2010, estão em desvantagem. Samek divide as duas comunidades que tem. Uma com Pessuti e outra com a ministra Dilma Roussef, candidata preferencial do presidente Lula para sua sucessão. O ministro Paulo Bernardo tem apenas uma comunidade, mas que passa longe da disputa do ano que vem. – de Roseli Abrão no horahnews.
Deixe um comentário