A Assembleia Legislativa vem adotando, desde 2011, diferentes mecanismos para facilitar o acesso da população ao dia a dia da Casa. As diferentes ferramentas de transparência e prestação de contas dos atos administrativos e parlamentares podem ser encontradas a partir do site institucional (www.alep.pr.gov.br), das redes sociais e de outros canais de comunicação, a exemplo da TV Sinal e da Rádio Web.
Desde a implantação deste modelo pela atual Administração, em 2011, e até a data desta sexta-feira (22), às 11h17, 201.346 pessoas já utilizaram de alguma maneira a página principal do Legislativo na Web.
“Na Assembleia Legislativa do Paraná podemos dizer que a transparência é um caminho imperativo”, disse o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ao participar da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência, realizada em Curitiba em março de 2012, continua sendo um dos pilares da administração do Legislativo. Para isso, a inovação e a adequação às diferentes linguagens digitais tem sido uma constante na e instrumento de suporte às ações desencadeadas há três anos, em busca de rigorosa transparência para aquilo que se faz na instituição.
De qualquer lugar, a partir de um computador ou mesmo por um telefone celular com tecnologias de navegação pela Internet, o cidadão pode tomar conhecimento das iniciativas e do trabalho parlamentar, consultar atos administrativos e ler as notícias do Legislativo.
Redes sociais – Além do site principal, que traz ainda links de acesso à Central de Atendimento ao Cidadão, ao Fale com o Presidente, do Portal da Transparência, e da TV Sinal, a Casa tem fortalecido sua presença nas redes sociais. Hoje o Legislativo lança mão de sete delas: Flickr, You Tube, Facebook, Twitter, Google Plus, Foursquare e Instagram – estas três últimas criadas neste ano.
“Como estas redes são as mais populares hoje no país, é importante que a Assembleia faça parte destas ferramentas. Assim, podemos alcançar amplamente o cidadão, usando as redes como plataforma de notícias instantâneas”, explica o diretor de Comunicação, Hudson José.
Para o 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), as plataformas que estão sendo inseridas no conjunto de ações comunicacionais da Assembleia Legislativa são necessárias em tempos onde a velocidade de propagação da informação tem aumentado de forma extraordinária. Ele destaca ainda a facilidade de acompanhamento.
“Estas mudanças refletem o momento que vivemos e demonstra que estamos em sintonia com aquilo que a população espera dos seus representantes. O cidadão pode acompanhar como a Assembleia é administrada, aquilo que ela gasta e como direciona os recursos nos seus contratos, por exemplo”, garante o parlamentar.
Recentemente, a equipe responsável pelas mídias sociais da Casa vem trabalhando para a disponibilização do QR-Code, ferramenta que deve facilitar ainda mais o acesso ao site principal da Assembleia por meio de aparelhos que possuam câmeras, como smartphones e tablets. O QR-Code é um selo interativo em materiais impressos.
Com o equipamento funcionando como leitor de código de barras, e tendo já o aplicativo sido instalado no aparelho, o usuário terá o endereço do site a ser acessado. “A partir de agora, passamos a utilizar também o QR-Code para marcarmos nossos materiais impressos. Dessa forma incluímos um facilitador de acesso ao site por parte do leitor que queira navegar e conhecer um pouco mais sobre a Assembleia”, diz Hudson José.
Deixe um comentário