Por Marcos Sá Corrêa, em O Estado de S.Paulo:
Ainda bem que a Copa ainda não começou. Porque a Argentina acaba de dar no Brasil um drible magistral. Fez chegar a Foz do Iguaçu, na semana passada, com o timbre oficial da Cámara de Diputados de la Nácion, o resultado de votação que reprova "o projeto de criar um show de luzes e som nas Cataratas do Iguaçu".
O projeto é brasileiro. Nasceu em Foz por iniciativa do prefeito Paulo Mac Donald. Não é de hoje que ele propõe um novo turno de visitação no parque nacional, que abriria as portas de noite para o espetáculo. Sua ideia é projetar na espuma branca da Garganta do Diabo a saga dos colonos que ocuparam o oeste paranaense em meados do século passado, quando o parque já existia, perdido no mato desde 1939.
Se a história da colonização fosse encenada com o mínimo de realismo, teria de incluir a epopeia dos títulos de terra grilados, o faroeste das questões fundiárias resolvidas a tiro de jagunço, a aventura de um ex-governador fugindo do País para não ser preso por vender o que não era seu e, sobretudo, o ato fulgurante das queimadas ? que, aliás, têm uma aptidão inata para essas coisas de luz e som. (Leia mais)
Deixe um comentário