CARTAS DE FOZ: A MÍDIA E SEUS LADOS
Em primeiro lugar, quero registrar minha solidariedade aos familiares e amigos de Irani Pereira, vice-presidente do PSB no Paraná, irmão do deputado Reni Pereira.
O corpo de Irani foi encontrado as margens de uma rodovia em Córbelia, próximo de Cascavel no Paraná. Felizmente a polícia já elucidou o caso e prendeu os cinco principais suspeitos.
O fato é que, a ideia deste artigo surgiu da repercussão e das diferentes interpretações que os veículos de imprensa deram ao fato.
Cada um contando a sua historia, a sua maneira, como preconiza a nossa Constituição Federal.
Pode-se dizer que as linhas editoriais seguiram o manual do jornalismo ético, mas, impossível não apimentar as coisas.
O leitor gosta!
Sem entrar em detalhes sobre o que ocorreu, até por que o assunto foi bastante explorado, é interessante destacar a liberdade que a mídia conquistou nas últimas décadas, em especial com a internet, com a rapidez e facilidades que criou para o jornalismo.
Algumas vezes liberdade até demais.
A mídia convencional que estão citando é diferente da oficial, que já não tem essa “carta de alforria”.
Mas, as historias sobre um mesmo tema giram o mundo de formas diferentes.
O bom é que na mídia convencional, e mais barata na internet ou em jornais impressos pequenos, encontramos uma certa liberdade maior do que a mídia tradicional, ou profissional.
Liberdade explicita na imparcialidade de seus artigos. Já o jornalismo oficial tende a seguir, ou melhor, defender seus lados com parcialidade.
Entretanto, a mídia em geral da atualidade demonstra a liberdade conquistada nesse aspecto.
Para o leitor a liberdade conquistada no jornalismo convencional cai como luva. As informações chegam a toda hora, cada uma narrada de um ponto de vista diferente, abrindo debates e deixando para o leitor tirar suas próprias conclusões.
O assassinato de Irani, um fato bem próximo de nós, deixou isso claro.
O bom jornalismo recomenda apenas narrativas na descrição de um fato, embasada com informações oficiais.
O jornalismo oficial segue seus lados. Tem quem defende e quem não defende.
Injustiça! Ou Injustiça?
Yan Ygor Kramer de Jesus (Yan Califa) é editor do blog www.yancalifa.blogfatal.com, músico e estudante de Jornalismo em Foz do Iguaçu e escreve todas as semanas para o Boca Maldita.
ae sim , com essa mídia e esse Blog sem atualizado e o que ah
abracos
muito boaaa materia
parabensss 🙂
Muito boa a matéria!! Parabens 😀
Mas venhamos e convenhamos, o mulherzinha ein… armar tudo isso por 12 mil reais, em cheque ainda, nao posso nem chamar de ambiçao é burrice mesmo! O Irani, uma pessoa conhecida, ele sumindo (como ela disse que era o plano dela, só dar um susto) ou morto tanto faz, ela me deposita o cheque, obvio que iam atras!!! E outra ganhar dinheiro, status e reconhecimento com o proprio trabalho e suor, nem pensar né ?!
Meus sentimentos a familia da vitima, que teve a infelicidade de perder dois entes queridos na mesma semana!
Otima materia.
Força em momentos difíceis para sua família… que a justiça seja feita…
Prezado Igor… quando você diz; “algumas vezes liberdade até demais”, permito-me discordar de você. O que mantém uma democracia é sempre mais liberdade, até por demais liberdade, sempre a liberdade, sempre!
Liberdade preconiza responsabilidade, portanto…
Quanto ao caso do político, digamos, que as mulheres estão na dela, afinal viviam da prostituição disfarçada, sem direito de roubar e matar, obvio. Pois bem, mas e o cidadão e pai de família, político, não seria a pessoa que deveria dar exemplo de conduta de vida para os concidadãos?
Pois é, o relacionamento promíscuo, onde confundem tudo poder, só por exercer um direito político, dá nisso, choro e ranger de dentes.
Nesta história de dinheiro, traições, roubo, tortura e morte, tenho a impressão que ninguém é inocente.
na verdade o Igor tem alguns adeptos que vivem comentando as postagens dele pra dar status de “boas materias” .Não passam de comentarios sem fundamentos…podem ver que são sempre os mesmos ainda que ele poste besteiras..
O IRANI infelismente colheu do que plantou,pobre da familia pela vergonha e tristeza da perca.
Podem apostar que a novela ainda não terminou ,ainda tem linguiça embaixo deste pirão.